Paroquia Sant’Ana celebra 90 anos de história com exposição

“A exibição no pavilhão da paróquia conta essa rica trajetória através de fotos e objetos, celebrando não apenas a paróquia, mas a própria história da cidade. Ela pode ser visitada até sábado (25)”, ressalta padre Sebastião

A Paróquia Santana de Laranjeiras do Sul comemora 90 anos de história, fé e dedicação, marcando um capítulo significativo na trajetória religiosa e social da região. Uma exposição está disponível no pavilhão da Igreja e destaca a rica história da paróquia e o papel vital desempenhado por suas capelas e comunidades.

Fé e a construção coletiva

O coordenador da Capela São Francisco de Assis, Jesus Carlos, partilhou a jornada que levou à sua fundação em 1977. “Antes mesmo da inauguração, a comunidade se uniu para erguer um pavilhão onde celebrações foram realizadas. A capela foi inaugurada em 1984, e sua participação na exposição destaca os trabalhos realizados ao longo dos anos”, diz o coordenador.

Ao percorrer a exposição, Jesus Carlos expressou seu contentamento com a presença das diversas comunidades, embora tenha notado a ausência de algumas. “Quero deixar meus sinceros parabéns todas as comunidades presentes, ressaltando a importância de celebrar os 90 anos de dedicação e trabalho árduo de todo o povo da Paróquia Santana”, ressalta.

Pastoral da ecologia

A integrante da pastoral da ecologia integral, Terezinha Penafiel, apresentou a mais recente pastoral da Paróquia Santa Ana, fundada este ano. Ela destacou a importância de trabalhar questões ambientais e ecológicas, convidando todos a conhecerem a exposição e, especialmente, a participarem da distribuição de mudas de árvores nativas. “A Pastoral tem desempenhado um papel ativo na conscientização e ação ambiental, plantando árvores em todas as comunidades da paróquia, incluindo capelas e a horta comunitária paroquial”, afirma Terezinha.

90 Anos de fé e evangelho na região

A história da Paróquia Santana remonta a antes mesmo de ser formalmente estabelecida como paróquia, foi uma evangelização, teve início como uma capela, sendo atendida por padres da região. O Jornal Correio do Povo do Paraná conversou com o padre Sebastião José Goulart, que comentou um pouco sobre a história e exposição em comemoração aos 90 anos. “Em 1933, foi nomeada paróquia, pertencendo à diocese de Ponta Grossa. A história foi marcada por diferentes ordens religiosas, como os padres verbitas e, mais recentemente, os padres diocesanos”, afirma o padre. “A exposição no pavilhão da paróquia conta essa rica trajetória através de fotos e objetos, celebrando não apenas a paróquia, mas a própria história da cidade”.

O padre destaca que as comemorações ocorrem ao longo do ano, mas a missa de Ação de Graças, marcada para as 19 horas, é um momento especial de reflexão e celebração com a participação de pastorais e movimentos.

O encerramento das festividades ocorrerá no domingo, com destaque para o bingo dos dizimistas, uma forma de reconhecimento e agradecimento àqueles que contribuíram financeiramente para o sustento da paróquia. A participação de toda a comunidade, seja da cidade, dos bairros ou do interior, ressalta a unidade que faz parte da identidade da Paróquia Santana. “A celebração dos 90 anos é mais do que uma comemoração, é um testemunho da fé, da construção coletiva e do compromisso com a comunidade. Todos são convidados a participar e testemunhar esse marco histórico, fortalecendo os laços que unem a Paróquia Santana à história vibrante de Laranjeiras”, diz o Padre.