Paraná: Agrinho abre inscrições para duas categorias

Com o tema para 2024 “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, o concurso passará por avaliações em três etapas: escolar, regional e estadual, seguindo os critérios estabelecidos nos editais

Estão abertas as inscrições para as categorias Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola e Redação Paraná do Agrinho 2024. Destinado a estudantes e professores da rede pública de ensino, o concurso é promovido pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com o Governo do Estado.

Concurso
O Agrinho é um concurso anual, e a expectativa para 2024 é que mais de 1 milhão de alunos das redes estadual, municipal e privada do Paraná participem. As inscrições, abertas desde a última segunda-feira (20), abrangem alunos e professores da Educação Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.
As categorias do concurso passarão por avaliações em três etapas: escolar, regional e estadual, seguindo os critérios estabelecidos nos editais. O tema para 2024 é “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, que incentiva o desenvolvimento de ações, ideias e projetos que proporcionem soluções sustentáveis para o agronegócio, combinando a criatividade dos participantes com seus conhecimentos acadêmicos e recursos tecnológicos.
Os vencedores, tanto alunos quanto professores, serão premiados com itens como smartphones, tablets e notebooks.

Relatório de pesquisa
Destinada aos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos dos Ensinos Médio Profissionalizante, Técnico e Agrícola/Agropecuário, a categoria Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola avaliará relatórios de pesquisa relacionados a práticas sustentáveis de produção de olerícolas e melhorias de parâmetros agronômicos, incluindo recomposição e melhoria de solos. A seleção ocorrerá a partir da escolha de dois trabalhos por colégio agrícola, seguindo para etapas regional e estadual, em formato eliminatório.
Os trabalhos devem ter até 25 páginas, incluindo capa, introdução, objetivos, descrição, conclusão e anexos, como cópias do checklist e outras comprovações das ações realizadas. O template para a formatação do relatório está disponível em sistemafaep.org.br/agrinho. As equipes devem ser compostas por cinco estudantes e um professor-orientador, e não há limite de relatórios por colégio agrícola.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de junho no site.

Redação Paraná
A categoria Redação Paraná, dividida por grau de escolaridade, contemplará diferentes modalidades textuais. Estudantes e professores do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental terão redações no formato de conto. Para os do 8º e 9º anos, a modalidade será artigo de opinião, enquanto os alunos do Ensino Médio, 1ª, 2ª e 3ª/4ª séries competirão com textos dissertativo-argumentativos.
Podem participar estudantes regularmente matriculados nas instituições da rede estadual de ensino do Paraná que utilizam o recurso educacional digital disponível pelo Programa Redação Paraná, sem limite de participantes por escola. O número de redações enviadas pelos estudantes também é ilimitado, desde que possuam conteúdos diferentes.
Automaticamente inscritos estarão os professores cujos estudantes participarem do concurso com redações inseridas na aba específica do Concurso Redação Paraná Nota 10, Agrinho 2024, no Recurso Educacional Digital Redação Paraná. Isso se aplica aos docentes que ministram a Unidade Curricular Redação e Leitura no Ensino Fundamental ou Língua Portuguesa no Colégio da Polícia Militar do Paraná e em instituições de ensino que oferecem o ensino integral na modalidade de 35 horas, no ano letivo atual.

Sobre o programa
O Agrinho representa o principal programa de responsabilidade social do Sistema Faep, fruto da colaboração com o Governo do Estado, bem como com o apoio das prefeituras e diversas empresas e instituições públicas e privadas. Em sua 29ª edição, o Agrinho apresenta uma categoria inovadora: AgroRobótica – Colégio Agrícola. No total, serão 15 categorias, abrangendo alunos de diversas faixas etárias das redes pública e privada de ensino, além das Apaes.
Completando 26 anos de atuação no Paraná, o programa foi concebido em 1995 e iniciou suas atividades em 1996, levando uma proposta pedagógica baseada em uma visão complexa, na inter e transdisciplinaridade, e na pedagogia da pesquisa às escolas da rede pública e privada de ensino. Anualmente, o programa mobiliza a participação de mais de 1 milhão de crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.