Campanha de Vacinação: em visita a Laranjeiras, governadora do distrito 4640, ressalta o combate a Poliomielite

Neste sábado (20) ocorre no Brasil e em Laranjeiras o Dia D, campanha para erradicar a doença. “Não podemos permitir o retorno da paralisia infantil no mundo. Essa geração não presenciou o impacto da pólio. Quem passou por aquele momento tem que contar como foi e evitar o retorno da doença”.

Há 35 anos, o Rotary Internacional trabalha para erradicar a Poliomielite. O objetivo é livrar o mundo da doença o quanto antes. A entidade conseguiu reduzir os casos de pólio em 99,9% desde o primeiro projeto de vacinação de crianças nas Filipinas, em 1979.

Associados doaram mais de US$ 2,1 bilhões para o trabalho de proteção de cerca de três bilhões de crianças em 122 países. Os esforços contribuíram para o apoio governamental de vários países, que destinaram mais de US$ 10 bilhões à causa.

Atualmente, a doença permanece endêmica no Afeganistão e Paquistão. Mas o trabalho continua para manter outros países livres desse mal. Se o empenho na erradicação parasse hoje, em 10 anos, a pólio poderia paralisar até duzentas mil crianças por ano.

Retorno da doença

Durante visita oficial em Laranjeiras do Sul, a Governadora do distrito 4640, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, em visita a redação do Correio do Povo, acompanhada do presidente do Rotary Clube de Laranjeiras do Sul, Ronaldo Cardoso, a presidente do Interact Camile Neneve, o secretário de Saúde Valdecir Valicki, o governador eleito de Rotary do distrito 4640 Antonio da Caz e do governador assistente Duda Andretta.

Anne enfatiza a experiência durante as visitas que tem feito nos clubes do distrito, sendo o de Laranjeiras o 23º clube a ser visitado. “Estou sendo surpreendida positivamente”, disse Anne. “Isso nos fortalece, mostra que estamos no caminho certo do servir. Mesmo com o desgaste físico de cada quilômetro rodado, a satisfação e fortalecimento pessoal é imensurável. Que bom se todos os Rotarianos tivessem uma oportunidade como a que estou tendo”, relata Anne.

Ela destaca a necessidade de um apoio mais incisivo do Rotary para sensibilizar os pais em levarem seus filhos para tomarem a vacina em Laranjeiras na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no ‘Dia D’, que acontece no sábado (20). Além de frisar que isso se deve a baixa procura pelas vacinas. “No Brasil, a cobertura vacinal está em torno de 62%, o que é preocupante. O país está entre os iminentes do retorno da paralisia infantil, e o Paraná está em estado de alerta”, ressalta.

Anne reforça o pedido para que os Rotarianos se unam nessa causa. “Não podemos permitir o retorno da paralisia infantil no mundo. Essa geração não presenciou o impacto da pólio. Quem passou por aquele momento tem que contar como foi e evitar o retorno da doença”.

Campanha

O secretário de Saúde Valdecir Valicki destaca os baixos índices de vacinação e que o problema se concentra nos pais, que não estão levando seus filhos para tomar a vacina. “Tínhamos erradicado o sarampo no Brasil e já tem novos casos. Se não cumprirmos as metas de vacinação, a Poliomielite vai voltar, ou seja, é uma perda muito grande no contexto da saúde pública”, disse Valicki.

O secretário convoca todos os pais para que levem os filhos para se vacinarem contra a pólio neste sábado (20) entre as 8 e 17 horas. “Todas as unidades de saúde do município estarão abertas para receber as crianças maiores de um ano e menores de cinco para tomar a gotinha”, afirma Valicki, e finaliza: “No mesmo dia haverá a Multivacinação para quem tem vacinas atrasadas”.