Cartório Eleitoral de Laranjeiras do Sul amplia horário de atendimento

Agora, o funcionamento acontece das 9 às 18 horas. Outros municípios atendidos na comarca são Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras

O Cartório Eleitoral da Comarca de Laranjeiras do Sul estenderá seu horário de atendimento até amanhã (8), das 9h às 18h.  Além de Laranjeiras do Sul, o Cartório Eleitoral atende também os municípios de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

Regularização do cadastro

Desde o dia 8 de abril, os serviços online estão suspensos para eleitores sem biometria. Para esses eleitores, o atendimento é exclusivamente presencial. Aqueles que já cadastraram suas digitais e foto podem continuar utilizando o autoatendimento eleitoral até o fechamento do cadastro.

Para participar das eleições municipais de 2024, eleitores com pendências junto à Justiça Eleitoral têm até amanhã (8), para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor. Após essa data, o cadastro será fechado para preparação da logística do pleito. Para verificar a situação biométrica, os eleitores devem consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral, podendo fazer a consulta por nome, título ou CPF.

Atualizar dados cadastrais

Você pode solicitar a alteração dos dados pessoais (nome, endereço, estado civil, profissão e grau de instrução, entre outros) ou a mudança do local de votação dentro do mesmo município também até 8 de maio. Essa operação é possível tanto pelo Autoatendimento Eleitoral (somente para quem tem biometria cadastrada) quanto presencialmente.

Agendamento

Para qualquer um desses serviços, o atendimento presencial pode exigir agendamento. Verifique, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), se o cartório da sua cidade faz essa exigência, quais são os horários disponíveis e se há a necessidade de apresentar documentos adicionais.

Fechamento do cadastro eleitoral

A partir do dia 9 de maio (150 dias antes da eleição) até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e também no Autoatendimento Eleitoral na internet (exceto no estado do Rio Grande do Sul). O fechamento do cadastro eleitoral é previsto em legislação eleitoral para que seja viável a organização do pleito.

Documentação necessária

Para emitir, transferir ou revisar a situação eleitoral, é necessário que a cidadã ou o cidadão compareça ao Cartório de sua Zona Eleitoral portando os seguintes documentos:

  • Identidade original com foto
  • Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho)
  • Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005)