Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe título de utilidade pública à ‘Associação Colibri’, de Laranjeiras

Instituição atua há mais de 20 anos na promoção social, inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e defesa de políticas públicas na região

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou projeto de lei que concede o título de utilidade pública à ‘Associação de Apoio ao Desenvolvimento, Meio Ambiente e Cultura de Laranjeiras do Sul (ADL) – Fundação Colibri’, instituição com atuação contínua e reconhecida na região há mais de duas décadas.
A proposta reconhece o importante papel social da ‘Associação Colibri’, que, desde sua fundação, em junho de 2002, desenvolve ações nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, meio ambiente e inclusão social, com destaque especial para o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. “Mais do que atender, a Associação Colibri transforma realidades. Ela não apenas presta serviços, mas empodera famílias, constrói redes de apoio e exige políticas públicas mais justas. É uma instituição que merece todo o nosso apoio”, ressaltou Luciana.
Ao longo dos anos, a ‘Associação Colibri’ tem atuado não apenas com projetos diretos, mas também na formulação, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas. A organização integra importantes instâncias municipais, como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), sendo referência no diálogo com o poder público.
No último ano, a instituição ampliou sua atuação com iniciativas de visibilidade e impacto social. Entre elas, a participação no edital da ‘Lei Paulo Gustavo’ (Lei Complementar Federal nº 195/2022), por meio da qual produziu um curta-metragem sobre o autismo em Laranjeiras do Sul, contribuindo para a sensibilização da sociedade sobre o tema. Também promoveu um mutirão em abril de 2025 para a emissão da Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com TEA, facilitando o acesso a direitos e benefícios. Com a aprovação do projeto de lei, o título de utilidade pública estadual poderá facilitar o acesso da ‘Associação’ a recursos, editais e parcerias com o poder público, fortalecendo ainda mais sua missão de promover inclusão, equidade e cidadania.