Emprego formal avança 11,3% e impulsiona saldo positivo em Laranjeiras
Município fechou o período de janeiro a novembro do último ano com saldo positivo
de 646 vagas formais, resultado de mais de 4 mil admissões registradas
Laranjeiras do Sul encerrou o período de janeiro a novembro de 2025 com desempenho positivo na geração de empregos formais, acompanhando o ritmo da economia paranaense. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 05 de janeiro de 2026, mostram que o município registrou saldo de 646 novas vagas com carteira assinada no acumulado do ano.
No período analisado, foram contabilizadas 4.024 admissões e 3.378 desligamentos, o que resultou em uma variação relativa de 11,3% no saldo de empregos formais. O resultado posiciona Laranjeiras entre as cidades do Interior que contribuíram para o saldo positivo do Paraná, que somou 131.935 novos postos de trabalho no mesmo intervalo.
Além do cenário geral do município, a atuação da Agência do Trabalhador do município se destacou em nível estadual. A unidade foi a única a cumprir integralmente as metas estabelecidas no contexto da regional de Guarapuava que contempla 17 municípios, alcançando 120% do objetivo proposto. A meta previa a geração de 1.045 vagas de emprego, mas o resultado chegou a 1.256 postos com carteira assinada. No mesmo período, entre janeiro e novembro de 2025, o Caged registrou a criação de 4.007 novos empregos formais no município.
Reconhecimento
Durante o ‘Capacita 2025’, realizado em novembro, em Foz do Iguaçu, pela secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, a agência foi reconhecida pelo desempenho alcançado e recebeu certificado e troféu na cerimônia de premiação. Segundo Jaison, “os resultados da Agência do Trabalhador de Laranjeiras do Sul mostram que, com planejamento, parceria e compromisso, é possível gerar oportunidades e fortalecer a economia local. Conquistar o primeiro lugar na regional de Guarapuava é motivo de orgulho e reflexo de um trabalho sério. Para 2026, seguimos avançando com obras estratégicas, como o nosso Parque Industrial, que está em fase de aquisição da área e, na sequência, segue para a implantação da infraestrutura, projetando o futuro de Laranjeiras do Sul e criando condições ainda melhores para as empresas locais e para atrair novas empresas, gerando mais emprego e renda para o nosso povo”, declarou o prefeito de Laranjeiras, Jaison Mendes.
O desempenho de Laranjeiras do Sul se insere em um contexto regional favorável. Municípios da região da Cantu também apresentaram saldo positivo, como Nova Laranjeiras e Quedas do Iguaçu, que registraram 27 e 306 novas vagas, respectivamente. No conjunto do estado, 51 municípios paranaenses tiveram mais contratações do que demissões entre janeiro e novembro de 2025.
Cenário estadual
Segundo o Caged, apenas 49 municípios paranaenses fecharam o período com saldo negativo, o equivalente a cerca de 12% do total. O resultado reforça a recuperação e a expansão do mercado de trabalho no Paraná, que alcançou em 2025 o melhor desempenho da série histórica recente.



