Responsivo

Equipe de Ginástica Rítmica solicita novo espaço de treinamento

No gabinete do prefeito, além de agradecer o apoio, os responsáveis e coordenadores do projeto apresentaram a evolução e a necessidade de um espaço adequado

No início desta semana, a equipe da Ginástica Rítmica de Laranjeiras do Sul, junto da Associação dos Pais, estiveram no gabinete do prefeito Berto Silva para apresentar a evolução do projeto. Além de agradecer todo o apoio, a equipe solicitou um novo espaço para treinamento.

Início do projeto

O projeto teve seu início graças à iniciativa de uma mãe, Cinthia Somariva, que, vindo de Cascavel, trouxe consigo a ideia de criar oportunidades para a prática da ginástica rítmica em Laranjeiras do Sul. Com o apoio da prefeitura, o projeto piloto foi lançado no início de 2022, com apenas 18 alunas. Hoje, sob a regência da professora Rubyane Mauricio e a coordenação de Luiz Rosa, o projeto conta com cinco turmas, abrangendo desde a iniciação até o nível de rendimento.

De acordo com a vice-presidente da Associação de Pais, Crislaine Josefi Rodak, ao participar desde o início do projeto, é nítido o amor e dedicação das ginastas pelo esporte. “A modalidade voltada somente para meninas é algo inédito em Laranjeiras, e trouxe uma oportunidade para aquelas que não conseguiam se identificar em outros esportes, ou outras modalidades. Como em toda pratica esportiva, a ginástica ensina a disciplina, comprometimento e trabalho em equipe, é por isso que lutamos pelo crescimento e a permanência dessa modalidade em nossa cidade”, disse ela.

Crislaine ainda enfatiza que o andamento do projeto só acontece com o apoio da prefeitura e da secretaria de Esportes, que sempre acompanham a GR. “Dos uniformes ao transporte, o secretário Rafael sempre está à par de tudo, buscando incentivar sempre as atletas e o projeto como um todo”, completa ela. 

Crescimento

Com o passar do tempo, o projeto ganhou força, contando com o apoio contínuo da secretaria de Esportes e da prefeitura, que disponibilizaram espaços e auxiliaram na contratação de profissionais qualificados. Entretanto, de acordo com o coordenador Luiz Rosa, com o crescimento do número de participantes e a demanda por mais profissionais, tornou-se evidente a necessidade de um espaço mais amplo e adequado. “Encerramos o ano de 2023 com 65 alunas e iniciamos 2024 com a adesão de 30 novas alunas, totalizando 95 distribuídas em 5 turmas: iniciantes, avançadas e uma turma de rendimento que em breve participará de competições estaduais. Como coordenador da Ginástica Rítmica de Laranjeiras, priorizo muito a segurança, o desenvolvimento físico, técnico e o espírito coletivo das alunas. As novas atletas são acompanhadas de perto e gradualmente adquirem habilidades e condicionamento físico. Esse é nosso trabalho”, afirma Luiz.

A professora, Rubyane Mauricio destaca a necessidade de um novo espaço. “Estamos em busca de um espaço exclusivo, onde possamos armazenar nossos materiais, como tatames e barras fixas, e instalar espelhos para o melhor desenvolvimento das nossas atletas. Com a adesão e evolução, se faz necessário um espaço adequado e de qualidade”.

Novo espaço em vista

Na reunião com o prefeito Berto Silva, o secretário de Esportes que organizou o momento, Rafael Nascimento, expressou a necessidade de buscar novas alternativas para atender às demandas da modalidade. “À medida que se avança da fase de iniciação para a formação esportiva, é necessário ajustar-se às demandas da modalidade”, afirma Nascimento. “O prefeito solicitou uma avaliação de diversos locais para apresentar possíveis alternativas que atendam às necessidades da GR. Embora ainda não haja um local definitivo, a equipe já possui ideias claras sobre o que é necessário para garantir o desenvolvimento contínuo das atletas”, finaliza o secretário.