Estudante laranjeirense aborda planejamento financeiro em evento online

“A jornada: o primeiro passo financeiro”, criado por Igor Matheus, acontecerá nos dias 11, 12 e 13 julho e indicará caminhos necessários para uma organização orçamentária

Por Thamiris Costa

O evento ocorrerá no Instagram @oigormm às 20h

Todo mundo quer saber como melhorar de vida, ganhar mais dinheiro, onde investir e como investir. Essa busca por informações financeiras é cada vez mais recorrente no país; segundo dados da B3, o número de contas de pessoas físicas cadastradas na Bolsa brasileira cresceu 92% ao longo do último ano, para 3,2 milhões.

O número representa o quinto ano consecutivo de entrada de recursos na Bolsa. Em 2019, o crescimento da base de investidores pessoas físicas haviam sido de 106,7%. Um dos efeitos disso provém do avanço tecnológico e as novas formas de acesso ao conhecimento da população via mídias digitais.

O YouTube, por exemplo, pode ser considerado um local importante de transmissão de informação. Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado indicou que 49% dos brasileiros se informam pela plataforma – número representativo da relevância do conteúdo dos vídeos.

Pensando nisso, o jovem estudante de economia, de laranjeiras, Igor Matheus, 20, usa as plataformas para desmistificar o mercado financeiro e levar informações, do básico ao avançado. “Quando eu era criança, vivi grandes problemas relacionados ao dinheiro no meu núcleo familiar, essencialmente porque meus pais não sabiam fazer um planejamento adequado, mais um fator que levou a produzir esses conteúdos”, acrescentou Igor.

O acadêmico fará um evento online chamado “A Jornada: o primeiro passo financeiro”, que será gratuito e acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de julho às 20 horas através do Instagram. As lives acontecerão a partir de três passos, explica Igor, que incluirá uma contextualização da situação de risco que uma pessoa que não planeja sua renda se coloca e por onde começar a se organizar e investir, mesmo com pouco dinheiro.

As armadilhas

No dia 11, Igor explicará a armadilha que pessoas, ainda que com renda alta, caem quando não se preparam e controlam os próprios bens. “Elas não entendem o que é ativo e passivo dentro de um orçamento pessoal, resultando em acúmulo de passivos. Conforme as dívidas aumentam, as pessoas sentem que precisam ganhar mais dinheiro, porém, conforme adquirem cada vez mais capital, aumentam também os gastos, o que faz com que a receita sempre continue insuficiente”, explica ele.

Por onde começar

No dia 12, o jovem abordará os tópicos essenciais para se obter um bom planejamento financeiro, mostrando como investir em ativos, que são bens que geram valor conforme o tempo. “Compreender como funciona os ativos é essencial pois são bens que geram valor recorrente a despeito do mercado. Por exemplo: um livro pode se tornar um ativo a partir do momento que alguém compre”, continua ele.

É possível investir com pouco

No dia 13, o tema será a respeito do fator tempo para um planejamento rentável. “Tudo isso é só o começo porque a lógica dos juros compostos nos investimentos é elevada ao tempo, então, quanto maior for o tempo que essa pessoa for exposta a esse conhecimento de criar um planejamento financeiro e não gastar tudo que recebe, guardando uma parte para construir um patrimônio a longo prazo ela, começa a mudar sua qualidade de vida”, conclui Igor.

Para quem se interessar em assistir e acompanhar o trabalho do estudante pode encontrá-lo através do Instagram, @oigormm, e twitter, @oigor2m.