Expondo os princípios do cooperativismo Coprossel capacita jovens do agro

“Temos mostrado que a propriedade é uma empresa e se bem administrada é muito rentável”, afirma o professor Eliseu Hoffmann

A cooperativa Coprossel investe constantemente na promoção de oportunidades de crescimento pessoal e profissional do seu quadro social (cooperados). Um desses públicos são os jovens ligados a cooperativa, que a cada ano tem assumido seu papel na sucessão familiar.

Na última terça-feira (01) um grupo de jovens participou de um importante treinamento, trabalhando de modo muito dinâmico, os 7 princípios do Cooperativismo. O curso teve apoio do Sistema Ocepar.

De acordo com o professor Eliseu Felipe Hoffmann, o curso buscou discutir os princípios do cooperativismo, os quais regem com êxito as cooperativas até os dias atuais. Para o professor, as capacitações com os jovens são de grande importância, pois esse conhecimento pode dar a eles, condições de destaque profissional e na cooperativa. “Percebemos que muitos jovens não estão querendo ficar no campo e muitos pensam que o bacana é ir para as cidades.  Porém temos mostrado, que a propriedade é uma empresa e se bem administrada é muito rentável” e o que precisamos hoje são jovens preparados. Portanto meu conselho é: Estudem, busquem informações relevantes, assim vamos melhor administrar aquilo que é um bem riquíssimo. Talvez estamos sentados em uma mina de ouro e muitos não estão sabendo explorá-la, que é a Agricultura, finalizou Eliseu.

Princípios básicos do Cooperativismo

O cooperativismo nasceu entre trabalhadores ingleses que buscaram na cooperação solidária a solução para os problemas econômicos e sociais enfrentados. 

Na tradição dos fundadores da primeira cooperativa “moderna” – os Pioneiros de Rochdale – os membros de cooperativas devem crer nos valores éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e interesse pelos outros.

Os princípios cooperativistas dos pioneiros de Rochdale, ainda hoje, são alicerces de todas as cooperativas do mundo (Sistema Ocepar).

Princípios de RochDale

•Adesão voluntária e livre

•Gestão democrática e livre

•Participação econômica dos cooperados

•Autonomia e independência

•Educação, formação e informação

•Intercooperação

•Interesse pela comunidade