Fanfarras, reciclagem e profissões: criatividade deve marcar desfile das escolas
Alunos e professores de Laranjeiras se preparam para o próximo dia 30; evento terá prêmio em dinheiro oferecido pela prefeitura municipal
Neste mês Laranjeiras do Sul completa 76 anos de emancipação político administrativa. Em comemoração, a prefeitura organizou uma extensa programação de festividades. Na próxima semana, no dia 30, ocorre o tradicional desfile cívico da cidade, que após dois anos sem ocorrer por causa da pandemia, retorna com força total para as celebrações. Empresas, instituições públicas e entidades deverão abrilhantar um desfile cívico portentoso.
Atração mais aguardada do dia, diversas escolas de Laranjeiras estão se preparando para a ocasião, sendo que algumas competirão pelo prêmio oferecido pela prefeitura. O Correio do Povo conversou com diretores e alunos e traz spoilers das estratégias e o que vem por aí.
Floriano Peixoto
O Colégio Estadual Floriano Peixoto se prepara para o desfile com um número expressivo de professores e alunos. “Teremos a nossa tradicional fanfarra, que há dois anos, devido a pandemia, não se apresentava. Colocamos grupos para homenagear as mais variadas profissões e vamos apresentar os projetos que são desenvolvidos em nossa escola. Também destacaremos a nota do IDEB do Colégio, sendo a segunda maior do município”, explica a diretora do colégio Maria Eliza Wolff.
Padre Gerson Galvino
A direção da escola municipal Padre Gerson preferiu não revelar as surpresas para o desfile. “A escola e os alunos estão muito animados e envolvidos com as festividades de aniversário. Conversamos e pensamos em tudo relacionado ao tema, utilizando reciclagem e levando a sustentabilidade em consideração”, afirma a diretora Andréa Miri.
Leocádio Correia
A Escola Leocádio Correia buscará resgatar trabalhos que foram realizados durante o ano letivo com os alunos para expor o que acontece na escola, mostrando o que crianças e professores fazem com criatividade. “Acreditamos que trabalharemos até a véspera do desfile considerando o porte da nossa escola que atende várias modalidades de ensino com as crianças de 4 anos até o EJA, além da educação especial. Queremos expor de forma clara para a população como são feitos os trabalhos dentro da escola”, enfatiza diretora Zélia Schimboski Gavlik. Ainda segundo a diretora, o diferencial do colégio é possuir uma fanfarra de materiais recicláveis. “Temos também a nossa fanfarra de lata que nasceu há algum tempo como um projeto de reciclagem e sustentabilidade, que se manteve e está ativo ainda”, finaliza Zélia.
Colégio Laranjeiras
O Colégio Laranjeiras está empenhado na fanfarra que conta com cerca de 60 alunos, juntamente do pelotão que segue a banda. “Também mostraremos algumas atividades e projetos feitos no colégio ao longo do ano”, afirma o diretor Walter Rogerio Souza Pavan.

Gildo Aluísio Schuck
O Colégio Gildo que não possui fanfarra trará para o desfile faixas e apresentações de alguns projetos realizados. “Não contamos com uma fanfarra, então será um desfile mais simbólico. Focaremos na formação de docentes e no tema de profissões. Alguns alunos irão com uniformes de profissionais”, diz o diretor Elcio de Bona.
Vicentina Santana
Conforme a diretoria as preparações do colégio estão envolvendo todos os estudantes. “Fazem parte da comitiva estudantes da educação infantil até o 9° ano. Queremos dar ênfase na nossa fanfarra, carro chefe da instituição no desfile. Ela conta com cerca de 60 estudantes do 4° ao 9° ano, que vem ensaiando há alguns meses sob a coordenação do professor Carlos Siqueira, se preparando para fazer bonito no dia 30”, afirma a diretora, Irmã Silvane Frasson.
Escola Municipal Água Verde
A escola Água Verde também buscará focar em projetos realizados durante o ano. “No desfile faremos a apresentação de alguns temas e projetos da escola, com a parceria de outras instituições que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo” afirma a diretora Marli Ribeiro. Pensando na sustentabilidade a escola tem utilizado materiais reciclados. “Ensinamos nossos alunos sobre a economia e preservação da natureza. Trabalhamos com a Educação Financeira então não podemos nos contradizer. O trabalho está sendo desenvolvido em forma de revezamento dos profissionais, com a participação dos alunos e com o cuidado para não prejudicar o trabalho pedagógico” enfatiza Marli.
Sels
O colégio que também não possui fanfarra, se prepara com cartazes e muita criatividade para a sua participação no evento. “Nós alunos estamos empolgados com o desfile da cidade, e felizes por prestigiar e participar desse evento que representa Laranjeiras demonstrando a importância da cidadania”, diz a aluna Isabelle Badotti Batista.

Demais instituições de ensino
As escolas Aluísio Maier, Érico Veríssimo, José Marcondes, Naiana B. de Souza, Anjo da Guarda, Colégio Reference dentre outras também participarão do desfile.