Responsivo

Fanfarras, reciclagem e profissões: criatividade deve marcar desfile das escolas

Alunos e professores de Laranjeiras se preparam para o próximo dia 30; evento terá prêmio em dinheiro oferecido pela prefeitura municipal

Neste mês Laranjeiras do Sul completa 76 anos de emancipação político administrativa. Em comemoração, a prefeitura organizou uma extensa programação de festividades. Na próxima semana, no dia 30, ocorre o tradicional desfile cívico da cidade, que após dois anos sem ocorrer por causa da pandemia, retorna com força total para as celebrações. Empresas, instituições públicas e entidades deverão abrilhantar um desfile cívico portentoso.

Atração mais aguardada do dia, diversas escolas de Laranjeiras estão se preparando para a ocasião, sendo que algumas competirão pelo prêmio oferecido pela prefeitura. O Correio do Povo conversou com diretores e alunos e traz spoilers das estratégias e o que vem por aí.

Floriano Peixoto

O Colégio Estadual Floriano Peixoto se prepara para o desfile com um número expressivo de professores e alunos. “Teremos a nossa tradicional fanfarra, que há dois anos, devido a pandemia, não se apresentava. Colocamos grupos para homenagear as mais variadas profissões e vamos apresentar os projetos que são desenvolvidos em nossa escola. Também destacaremos a nota do IDEB do Colégio, sendo a segunda maior do município”, explica a diretora do colégio Maria Eliza Wolff.

Padre Gerson Galvino

A direção da escola municipal Padre Gerson preferiu não revelar as surpresas para o desfile. “A escola e os alunos estão muito animados e envolvidos com as festividades de aniversário. Conversamos e pensamos em tudo relacionado ao tema, utilizando reciclagem e levando a sustentabilidade em consideração”, afirma a diretora Andréa Miri.

Leocádio Correia

A Escola Leocádio Correia buscará resgatar trabalhos que foram realizados durante o ano letivo com os alunos para expor o que acontece na escola, mostrando o que crianças e professores fazem com criatividade. “Acreditamos que trabalharemos até a véspera do desfile considerando o porte da nossa escola que atende várias modalidades de ensino com as crianças de 4 anos até o EJA, além da educação especial. Queremos expor de forma clara para a população como são feitos os trabalhos dentro da escola”, enfatiza diretora Zélia Schimboski Gavlik. Ainda segundo a diretora, o diferencial do colégio é possuir uma fanfarra de materiais recicláveis. “Temos também a nossa fanfarra de lata que nasceu há algum tempo como um projeto de reciclagem e sustentabilidade, que se manteve e está ativo ainda”, finaliza Zélia.

Colégio Laranjeiras

O Colégio Laranjeiras está empenhado na fanfarra que conta com cerca de 60 alunos, juntamente do pelotão que segue a banda. “Também mostraremos algumas atividades e projetos feitos no colégio ao longo do ano”, afirma o diretor Walter Rogerio Souza Pavan.

Gildo Aluísio Schuck

O Colégio Gildo que não possui fanfarra trará para o desfile faixas e apresentações de alguns projetos realizados. “Não contamos com uma fanfarra, então será um desfile mais simbólico. Focaremos na formação de docentes e no tema de profissões. Alguns alunos irão com uniformes de profissionais”, diz o diretor Elcio de Bona.

Vicentina Santana

Conforme a diretoria as preparações do colégio estão envolvendo todos os estudantes. “Fazem parte da comitiva estudantes da educação infantil até o 9° ano. Queremos dar ênfase na nossa fanfarra, carro chefe da instituição no desfile. Ela conta com cerca de 60 estudantes do 4° ao 9° ano, que vem ensaiando há alguns meses sob a coordenação do professor Carlos Siqueira, se preparando para fazer bonito no dia 30”, afirma a diretora, Irmã Silvane Frasson.

Escola Municipal Água Verde

A escola Água Verde também buscará focar em projetos realizados durante o ano. “No desfile faremos a apresentação de alguns temas e projetos da escola, com a parceria de outras instituições que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo” afirma a diretora Marli Ribeiro. Pensando na sustentabilidade a escola tem utilizado materiais reciclados. “Ensinamos nossos alunos sobre a economia e preservação da natureza. Trabalhamos com a Educação Financeira então não podemos nos contradizer. O trabalho está sendo desenvolvido em forma de revezamento dos profissionais, com a participação dos alunos e com o cuidado para não prejudicar o trabalho pedagógico” enfatiza Marli.

Sels

O colégio que também não possui fanfarra, se prepara com cartazes e muita criatividade para a sua participação no evento. “Nós alunos estamos empolgados com o desfile da cidade, e felizes por prestigiar e participar desse evento que representa Laranjeiras demonstrando a importância da cidadania”, diz a aluna Isabelle Badotti Batista.

Foto: Arquivo Pessoal

Demais instituições de ensino

As escolas Aluísio Maier, Érico Veríssimo, José Marcondes, Naiana B. de Souza, Anjo da Guarda, Colégio Reference dentre outras também participarão do desfile.