Jojup’s: Em conquista histórica Laranjeiras garante a classificação para macrorregional

Derrotando Irati e Guarapuava no futsal e vôlei masculino, as equipes retornaram com o ouro e aguardam a próxima fase. “Além de trazer um título brilhante, estamos formando caráter e cidadania”, disse o secretário Rafael Nascimento

A segunda etapa regional dos Jogos da Juventude do Paraná 2024 (Jojups) chegou ao fim no último domingo (09) e definiu os classificados para a fase macrorregional, que será disputada entre os dias 15 e 18 de agosto em quatro municípios: Prudentópolis, Cornélio Procópio, Goioerê e Marechal Cândido Rondon. A regional foi concluída com competições de basquete, vôlei, handebol e futsal. A partir da próxima fase, será adicionada a modalidade de vôlei de praia, com inscrições livres para os municípios, desde que as equipes se encaixem nos critérios dos Jojups.

Os jovens de Laranjeiras do Sul representaram muito bem o município, conquistando o primeiro lugar em duas modalidades, futsal masculino e vôlei masculino.

Jojups

O ano de 2024 marca a 36ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, que atende jovens de 14 a 17 anos que estejam estudando em escolas no Estado. Os Jojups são uma iniciativa do Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte, com apoio das prefeituras dos 12 municípios-sede. Após a fase Macrorregional, as equipes passam para as finais, que ocorrerão entre os dias 17 e 20 de outubro, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado.

A primeira fase, que iniciou em 24 de maio, reuniu mais de 11,6 mil participantes e um número recorde de 287 municípios, totalizando 735 equipes.

O supervisor estadual dos Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, destaca o aumento no número de municípios e equipes participantes. “Atingimos 71,9% dos municípios do Estado, superando a meta estabelecida. É uma ótima faixa etária para praticar esporte, ainda na escola, em treinamentos. É um evento muito importante na formação desses atletas”, disse. “Estamos muito otimistas e aguardamos todos os atletas na fase Macrorregional”, ressalta Baldo.

Campeões

Na semana passada, três equipes de Laranjeiras do Sul embarcaram para São Mateus do Sul para as disputas do fim de semana. Duas voltaram com o primeiro lugar, uma conquista muito comemorada pelos atletas e dirigentes.

Para o secretário de Esportes do município, Rafael Nascimento, a vitória é uma conquista tanto para os atletas quanto para a cidade. “Conseguimos feitos históricos. Acreditamos que o esporte é fundamental na formação desses meninos e meninas. Competimos com grandes centros, como Irati e Guarapuava”, afirma.

Rafael também destaca que os jovens foram treinados por bastante tempo para alcançar esse nível, trazendo títulos para a cidade. “O vôlei, por exemplo, venceu a semifinal masculina contra Guarapuava e ganhou a final contra Irati. O futsal masculino venceu a final contra Guarapuava. São grandes centros que sempre estão nas fases macro ou final. Fomos campeões da fase regional e agora temos o direito de ir para a fase macro”.

Sobre a importância desse momento para a gestão da Secretaria de Esportes, ele enfatiza o caminho positivo que está sendo traçado. “Como secretário, estou muito feliz com o título, mas ainda mais por fazer parte da formação desses atletas. Estamos formando caráter e cidadania. Além de trazer um título de grande relevância para a nossa cidade, sabemos que eles estão no caminho certo”.

Classificação

Confira os campões por modalidade na regional Guarapuava: município-sede São Mateus do Sul

  • Basquete Masculino: União da Vitória
  • Vôlei Masculino: Laranjeiras do Sul
  • Vôlei Feminino: Guarapuava
  • Handebol Masculino: Guarapuava
  • Handebol Feminino: Guarapuava
  • Futsal Masculino: Laranjeiras do Sul
  • Futsal Feminino: Guarapuava