Jornada Jovem recebe homenagem da Câmara de Laranjeiras
Além da honraria ao JJ, a sessão de segunda-feira (17) aprovou o projeto de lei de Campigotto e Magrão sobre o colar de girassol
A Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul realizou homenagem à Jornada Jovem (JJ), na sessão da última segunda-feira (17). O encontro foi presidido pelo vereador Tarso Campigotto (PT) e contou com a participação dos jornadianos.
Congratulação
Aproveitando o final da 20ª do retiro da Jornada, entre os dias sete e nove, a Câmara realizou uma homenagem ao grupo. A solicitação foi autoria do vereador Ademilson de Moraes, Bico (Podemos).
O movimento iniciou sua trajetória em Laranjeiras em junho de 2009 e desde então, foram realizados 20 retiros. São mais de 1100 jovens formados e o movimento chega hoje em Rio Bonito, Quedas do Iguaçu e também em Cascavel.
De acordo com o reitor do grupo, Eryki Matheus Nogueira dos Santos, o trabalho dos jovens voltado a Deus e à comunidade e merece ser divulgado. “Somos um grupo aberto, um trabalho social. Promover o retiro nos resulta em gratidão. O movimento fica feliz pela valorização”, destaca Eryki.
“A Jornada se vive. Nosso lema é ‘ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos’ e nós, membros estamos aqui pra nos doar, pelas causas, necessidades e por aqueles que buscam o caminho religioso”, completa o reitor.
Para Thayna Coradeli, que participa de movimento desde a 14ª edição, vivenciar o grupo é algo acolhedor. “Não troco o JJ por nada. A jornada é parte de minha vida, pois tenho alí amigos e irmãos. Nosso propósito de exultar à Deus reflete em nossa vida, por isso agradeço a todos que participam conosco e se colocam a disposição do próximo”, enfatiza Thayna.
Pareceres da sessão
Além da homenagem, foi lido o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovando o projeto 018/2023, de autoria dos vereadores Tarso Campigotto e Carlos A. Machado, Magrão (Patriota). Foi instituído o uso de colar de girassol como instrumento de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no município.
A CCJ também deu parecer opinando pela tramitação dos projetos de número 002 a 007/2023, que confere título de cidadão honorário há seis cidadãos de Laranjeiras, que são: Iracêma Pereira De Carvalho; Rangel De Souza Muller; José Anacleto De Souza; Esilio Grando; Marco Antonio Felix e Waldir Wessller.
Referendo
Na sessão, deu entrada na Câmara o projeto de lei 017/2023 de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do Artigo 130, inciso lll da Lei Municipal Nº 052/2014 do Código de Obras. Esse projeto altera a distância mínima de construção de um posto de abastecimento para outro. O documento deve tramitar normalmente na casa, no entanto, por conta do recesso legislativo, iniciado na terça-feira (17) e segue até 30 deste mês, os vereadores assinaram o referendo. Com a rubrica, o executivo pode sancionar a lei mesmo sem ser votado e aprovado na Câmara. Todos os vereadores assinaram o projeto.