Laranjeiras: bióloga alerta aparecimento de escorpiões com a chegada do verão

Nádia de Assis ressalta que também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões

Com a chegada da primavera e verão, o clima fica mais propício para a infestação de animais peçonhentos. Por conta disso, alguns cuidados com animais invertebrados de pequeno porte, como o escorpião, merecem maior atenção. A divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Laranjeiras do Sul afirma que é importante seguir alguns cuidados para prevenir acidentes com animais peçonhentos.

Segundo a bióloga Nádia de Assis, devido ao clima quente e úmido, é propenso à proliferação de escorpiões, principalmente no período entre setembro e março, que são considerados meses quentes e chuvosos. Para evitar esse tipo de problema, tanto dentro de casa e quanto em quintais e demais áreas ao ar livre, é necessário adotar alguns cuidados, principalmente a higiene adequada.

“Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, caixas de esgoto, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas. Para evitar o surgimento deles é importante colocar telas de proteção nas janelas, ralos, aqueles rodinhos de vedação nas portas”, afirmou a bióloga.

Redobrar cuidados

A bióloga alerta que também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões. Ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento. É importante manter os ambientes limpos. Limpar a caixa de gordura, evitar deixar migalhas espalhadas pela casa e ter cuidado com o lixo, pois tudo isso atrai as baratas, que consequentemente podem atrair os escorpiões.

Foto: Thiago Machado

“O escorpião não sai de seu abrigo para picar ninguém”. Geralmente os acidentes acontecem porque alguém pisou, colocou a mão em um lugar e o esmagou. Por isso é importante verificar lençóis, roupas de cama e toalhas antes de usar. Além de afastar as camas das paredes. A melhor maneira de prevenir o aparecimento dos escorpiões é a limpeza correta de todas as áreas das residências e colocação de barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada dos escorpiões”, esclareceu Nádia.

Tipos de escorpiões

O Paraná possui vários escorpiões nativos, como o marrom (Tityus costatus e Tityus bahiensis), e o pretinho, do gênero Bothriurus, espécies que não apresentam acidentes graves. No entanto na década de 80 foi introduzido no estado do Paraná o escorpião amarelo (Tityus serrulatos) espécie de maior periculosidade.

A orientação é que caso ocorra da pessoa, ao ser picada por um escorpião, deve imediatamente dirigir-se à Unidade de Saúde ou unidade Hospitalar, mais próxima de sua casa, para ser devidamente avaliada por um médico, o qual tomará a conduta preconizada.

Instruções

Os escorpiões só buscam as residências por oferecerem a eles abrigo e alimento. Mantenha sua casa limpa e livre de entulhos. Caso encontre em sua residência um escorpião da cor “amarela” comunique o departamento de Vigilância em saúde no telefone (42) 3635-7595, ou se tiver capturado também pode levar até o departamento de Vigilância, que está localizado embaixo da capela mortuária, na Rua Valdomiro Beê, número 10, centro Laranjeiras do Sul.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail