Secretaria de Saúde alerta sobre acidentes com escorpiões em Laranjeiras

Terrenos baldios, frestas de muros, e restos de materiais de construção servem como criadouros de escorpiões

Com o calor excessivo e úmido que vem fazendo nos últimos dias, a secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul alerta para as medidas preventivas que devem ser tomadas para prevenir acidentes com escorpiões.

Os escorpiões são da classe dos aracnídeos, animais peçonhentos que vivem em lugares escuros e úmidos, como o lixo, frestas de muros, entulhos, restos de materiais de construção e terrenos baldios. De acordo com a bióloga e fiscal da Vigilância Sanitária, Camila Bortoluzi, escorpiões da cor preta e amarela são as mais encontradas em nossa região, ambos sendo peçonhentos.

Camila ressalta que a gravidade da picada de um escorpião varia conforme sua espécie e tamanho, como também a quantidade de veneno que é dispensada durante o ataque. A idade e o tamanho do paciente também interferem na gravidade do caso, com as crianças menores de sete anos sendo os mais vulneráveis. Em caso de acidente com o escorpião, o paciente deve procurar imediatamente atendimento médico, alerta.

 

Cuidados

Os escorpiões, animais peçonhentos, ao atacarem sua presa, inoculam veneno através do ultimo segmento da cauda, denominado télson. Seu controle é feito através do manejo ambiental. A população deve ter consciência da importância da limpeza de quintais, lotes baldios, e residências, não acumulando entulhos, que servem como criadouros para escorpiões, ressalta Camila.

No ambiente urbano, a principal orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos, é a utilização de telas em ralos de chão, pias e tanques, além de realizar a vedação em frestas nas paredes, e colocar soleiras em portas. Os cuidados devem ser redobrados também dentro de casa, mantendo afastados camas e berços das paredes, além de vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal é dica é manter os jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas além do lixo doméstico.

Vale ressaltar que todo lixo residencial deve ser mantido em sacos plásticos bem fechados, evitando baratas, que servem de alimento para o escorpião, atraindo-os.

Outra recomendação importante é evitar colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou troncos apodrecidos, além do uso de luvas e botas de raspas de couro na hora de manusear entulhos e materiais de construção, além de atividades de jardinagem.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail