Gestor e prefeito de Marquinho, Junior Bolzon, esclareceu sobre o repasse da associação na sessão da Câmara. Segundo ele, o valor será complementar ao convênio da Sesa
Com uma pauta repleta de temas, a Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul realizou mais uma Sessão Ordinária, na última segunda-feira (28). O ponto alto da noite foi a participação do prefeito de Marquinho e presidente da Associação Intermunicipal Saúde Centro Oeste Paraná (Assiscop), Elio Bolzon Junior (Juninho), que falou durante o Grande Expediente.
UTI continuará funcionando, garante presidente
Em sua fala, Juninho tranquilizou os vereadores e a população sobre a continuidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto São José. Segundo ele, os repasses feitos até agora obedeceram a critérios legais durante a pandemia da Covid-19 e o recente surto de dengue.O prefeito destacou que a responsabilidade pelo funcionamento da UTI é do Governo do Estado, que mantém a unidade por meio de convênio. A Assiscop, por sua vez, realiza contribuições para complementar o orçamento e garantir que a unidade permaneça aberta.Juninho informou ainda que os sete prefeitos que integram a associação estão buscando respaldo jurídico junto ao Tribunal de Contas para retomar os repasses legais. Os recursos estão reservados, e a liberação depende apenas da segurança jurídica. A mensagem final foi clara: a UTI não será fechada.
Ontem (29), Juninho, junto do prefeito de Laranjeiras do Sul Jaison Mendes e do secretário de Saúde, Fabiano Popia, estiveram em Curitiba, na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para tratar do repasse de valores. Todos os membros da associação devem se reunir hoje (30), para alinhar este assunto novamente. Em breve, mais informações serão divulgadas.
Ações do IDR-Paraná são apresentadas
Ainda no Grande Expediente, os representantes do IDR-Paraná, Jaison G. do Reis e Thiago R. Bobato, apresentaram um panorama das ações da entidade em Laranjeiras do Sul e na região. Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, organização das propriedades e incentivo à economia rural, as ações foram amplamente elogiadas pelos vereadores.
Projetos e propostas
Na pauta legislativa, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 009/2025, de autoria do Executivo Municipal, que altera o número de vagas de cargos efetivos previstos na Lei Municipal nº 049/2015.Durante o Pequeno Expediente, foram lidas e aprovadas as Atas nº 015/2025 e nº 016/2025. Dois novos projetos de lei também foram discutidos: um concede gratificação a professores que atuam em locais de difícil acesso, e o outro propõe o programa “Adote uma Árvore” no município.
Indicações
Os vereadores também apresentaram várias indicações de melhorias, incluindo:
- Patrolamento e cascalhamento de estradas rurais
- Construção de redutores de velocidade
- Inclusão de associações rurais em programas de incentivo
- Troca de lâmpadas e reformas em espaços públicos
- Readequações no transporte escolar rural
- Melhorias no Centro da Juventude e nos ginásios esportivos
- Criação de um Pronto Atendimento Municipal
- Pavimentação no bairro Cristo Rei
- Instalação de lombadas em vias urbanas