Mães que inspiram: gerações que compartilham o mesmo caminho profissional

Conheceremos as histórias de Francelize e suas filhas, Pâmela e Geovana, que seguem no ramo da beleza, Maria e Aldrey, professoras e de Neuza e Barbara, cirurgiãs dentistas

Em diferentes áreas e com trajetórias únicas, três histórias diferentes provam que o talento e a paixão por uma profissão podem ser herdados e compartilhados entre gerações. Conheceremos as histórias inspiradoras dessas mulheres que, unidas pelo amor ao seu trabalho, deixam legados e redefinem o significado de “seguir os passos de alguém”.

A cabeleireira Francelize Knapp e suas filhas Geovana Knapp e Pâmela Gurtat, seguem em diferentes vertentes dentro do ramo da beleza. As cirurgiãs dentistas Neuza e Barbara Brancher, mãe e filha, dividem o mesmo consultório. E por fim, compartilharemos a trajetória da mãe Maria e a filha Aldrey Taques, professoras, que cursaram graduação juntas.

Maria e Aldrey, duas gerações e a paixão pela educação

Maria das Graças Taques, e sua filha Aldrey Siendra Taques, compartilham uma história inspiradora de amor pela educação. Ambas dedicaram suas vidas à docência, trilhando caminhos semelhantes, mas com suas particularidades e desafios.

História
Dona Maria, de 72 anos, especialista em educação, relata sua trajetória. “No início, não sabia qual profissão seguir. Mas, ao ingressar no magistério em 1971, me apaixonei pelas disciplinas de didática e psicologia. Em 1990, com os filhos crescidos, retomei os estudos e me formei em pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 1993. Foi um processo árduo, conciliando trabalho, casa e estudos noturnos, mas muito gratificante.”
Aldrey, formada em História pela Unicentro (1994) e em Artes pela Unoeste (2007), também foi influenciada pela mãe. “Minha mãe sempre foi apaixonada pela profissão e me inspirou a seguir o mesmo caminho”.

Superando obstáculos
A jornada de Maria foi marcada por uma pausa em sua formação. “Após me formar no magistério, parei para cuidar dos filhos. Voltei a estudar quando minha filha se formou no magistério. Fizemos o vestibular juntas e escolhemos o mesmo curso, pois ela tinha dificuldade de estudar no ônibus. Eu lia as matérias para ela, comentávamos e ela fazia as avaliações. Foi um processo de apoio mútuo.”
Aldrey complementa: “Trabalhava o dia todo e ia para a faculdade à noite. Era cansativo, mas com o apoio da minha mãe, conseguimos concluir o curso.”

Dedicação e realização
Atuando como professora por 34 anos, dona Maria, presenciou evolução da educação. “Tive muitas alegrias com meus alunos. Era um tempo diferente, mas muito satisfatório.”
Aldrey, com 30 anos de experiência, ainda leciona. “Me aposentei de 20 horas este ano, mas pretendo continuar trabalhando por um tempo.”

Inspiração e exemplo
Para Aldrey, sua mãe é um modelo a ser seguido. “Ela me inspirou profissionalmente, como pessoa e como mãe. É honesta, batalhadora e sempre luta pelos seus sonhos. É um exemplo para mim em todos os aspectos.”

Legado
Ao longo de suas vidas, elas enfrentaram desafios, superaram obstáculos e compartilharam uma paixão comum pelo ensino. Maria, com sua determinação em conciliar trabalho, estudos e família, demonstra a importância de perseverar em busca dos sonhos, mesmo diante das dificuldades. Já Aldrey, inspirada pelo exemplo e apoio incondicional de sua mãe, seguiu os passos dela com gratidão e admiração. “Minha mãe é o meu maior orgulho”, finaliza.

Mãe e filhas e a jornada conjunta no ramo da beleza

A influência materna é uma força poderosa que molda muitas trajetórias de vida, e no mundo profissional da beleza não é diferente. Francelize Knapp, uma mãe dedicada e empreendedora nascida em Laranjeiras, teve um papel fundamental na inspiração de suas filhas, Pâmela Gurtat e Geovana Knapp, a seguirem seus passos na profissão. Desde os primeiros anos de vida das filhas, Francelize já trabalhava como cabeleireira enquanto cuidava da família.

História
Francelize, de 53 anos, lembra que sempre trabalhou nesta área. “Minha história começou quando minha filha mais nova, Geovana, era apenas uma bebê. Depois, quando ela tinha quatro anos, decidimos mudar para Rondônia em busca de oportunidades profissionais. Na época, já era cabeleireira, mas estava em dúvida se continuaria nesse ramo ou se tentaria algo novo. Comecei com um salão, mas minha paixão pela culinária me levou a explorar outras possibilidades”, comenta Francelize.
Ela relata que iniciou com a produção e venda de pães, cucas e outros quitutes, que logo se tornaram um sucesso. “Com o tempo, expandimos para uma lanchonete e restaurante. Meus filhos mais velhos, Pâmela e Mateus, sempre estiveram ao meu lado, ajudando no que podiam. Anos mais tarde, decidimos retornar ao Paraná. Desde então, retomei minha carreira na área da beleza. E neste mês comemoramos 11 anos do France Espaço Beleza, um marco que representa toda a minha jornada e dedicação ao meu trabalho”.

Inspiração
Para Pâmela de 35 anos, jornalista por formação, mas que hoje também atua na venda de produtos de beleza, diz que a influência materna foi um fator determinante. Ela compartilha que sempre esteve envolvida nos negócios da mãe. “Hoje, vejo claramente a influência da minha mãe em minha trajetória. Embora minha formação seja outra, sempre tive interesse em estética. Esse interesse foi fortemente alimentado pelo trabalho dela em salões de beleza, pois eu sempre a acompanhava e ajudava no que podia”. “A presença materna não apenas influenciou minha carreira, mas também a forma de encarar a vida e maternidade”, conclui Pâmela.
Já Geovana, 27 anos, que iniciou uma faculdade de arquitetura antes de decidir ingressar na estética, destaca a resistência inicial de sua mãe, que alertou sobre os desafios do ramo. “Ela costumava dizer que era desafiador pois exige trabalhos a noite e nos fins de semana”. Apesar disso, sempre me ofereceu seu apoio incondicional. Desde então, ao trabalharmos em equipe, temos sido abençoados com muito sucesso”.

Gratidão
As filhas de Francelize, expressam todo seu amor pela mãe. “Não sei se um dia eu vou conseguir colocar em palavras tudo que eu vejo, tudo que eu sinto pela dona Françona. Ela é uma inspiração”, afirma Geovana.
Pâmela afirma que a mãe falar sobre é contraditório. “Falar sobre minha mãe não é tarefa simples, mas, ao mesmo tempo, é algo natural, pois ela é simplesmente a melhor mãe do mundo”, finaliza.

Dentistas conciliam amor maternal e profissionalismo

A jornada de vida de Neuza Brancher é um testemunho de determinação, sacrifício e inspiração. Quando deu os primeiros passos em sua formação em odontologia, com dois filhos pequenos, precisou conciliar vários afazeres ao mesmo tempo, mas persistiu e conseguiu o diploma. Atualmente, ela e sua filha, Bárbara Brancher, também dentista, trabalham juntas e possuem o mesmo compromisso com a excelência. Sua história inspira não apenas pela superação dos obstáculos, mas também pelo amor, dedicação e valorização mútua entre mãe e filha.

Jornada
Neuza, hoje com 58 anos, iniciou sua jornada na odontologia em circunstâncias que poderiam facilmente desencorajar muitos. Em 1997, ela embarcou em uma graduação na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, na Universidade UCEBOL. A decisão não foi simples, pois Neuza tinha Alexandre Brancher, seu primogênito, com apenas 4 anos, e Bárbara, sua caçula, com apenas 1 aninho.
“Não foi fácil”, recorda Neuza. “Conciliava faculdade, cuidados com os filhos, marido, tarefas domésticas, e até mesmo ensinar a empregada, tudo enquanto tentava ser uma das melhores alunas da faculdade.”
Neuza enfrentou desafios linguísticos, acadêmicos e familiares, mas sua determinação a impulsionou. “Quando a gente se propõe a fazer, e fazer o melhor, não há nada que nos impeça”, afirma.

Inspiração
A história de Neuza não apenas inspirou aqueles ao seu redor, mas também influenciou profundamente sua filha, Bárbara. Desde pequena, Bárbara ajudava a mãe no consultório, desenvolvendo um amor pela odontologia.“Minha mãe sempre foi uma guerreira”, diz Bárbara, agora com 28 anos. “Todos os dias aprendo a valorizá-la mais pelo caminho que ela percorreu.”
Bárbara escolheu seguir os passos da mãe, formando-se em odontologia pela Universidade Paranaense – UNIPAR em 2016. A presença e orientação de Neuza ao seu lado foram cruciais para sua jornada profissional. “Ter minha mãe ao meu lado foi um fator ímpar”, confessa. “Ela continuou me ensinando, auxiliando a abrir portas no meu caminho e oportunidades que até então não eram acessíveis.”

Legado
Hoje, mãe e filha trabalham juntas, compartilhando não apenas um consultório, mas também valores de profissionalismo e dedicação com os pacientes. Para Neuza, ver Bárbara seguir seus passos é uma fonte de orgulho indescritível.“Não existem palavras para descrever a emoção que senti quando ela decidiu seguir meus passos, e vê-la se tornar uma dentista comprometida com o bem-estar dos pacientes, assim como eu, é uma bênção”, finaliza Neuza.
Bárbara afirma que sua mãe continuará sendo sua maior inspiração. “Muito obrigada, minha mãe, por tudo, continuarei sendo uma aprendiz do seu caráter, profissionalismo e dedicação”, expressa ela com gratidão.