Responsivo

Novo diácono, Anselmo Freski, é recebido com homenagens pela Câmara de Laranjeiras

“Para mim, receber esta moção é uma honra e uma satisfação servir e fazer parte deste momento”, destacou Anselmo

Na última sessão da Câmara de Laranjeiras do Sul realizada na segunda-feira (5), foi prestada homenagem por meio uma de moção de aplausos e reconhecimento ao diácono Anselmo Freski. A honraria, proposta pelo vereador Ademilson Moraes (Bico), foi aprovada por todos os parlamentares devido à ordenação do religioso, que aconteceu no dia 27 de agosto, para homenagear os relevantes serviços prestados pelo diácono à comunidade.

O vereador autor da proposição Ademilson, destacou que a homenagem é justa e se dá pelo trabalho realizado com os padres Sebastião, Paulo e Romano. “O dia 27 de agosto foi um dia muito especial, para nós da Igreja Católica, um momento histórico. Neste dia um jovem, natural do Pinhão, escolheu Laranjeiras para ser ordenado e seguir sua missão, que é a vocação sacerdotal. Por isto este reconhecimento enquanto Poder Público”, pontuou o vereador.

O diácono Anselmo afirmou que receber a moção de aplausos é uma satisfação e se colocou à disposição da comunidade.

“Sou grato a Deus, primeiramente, pelo dom da vida e também por este chamado, esta missão que exerço em Laranjeiras do Sul na Paróquia Sant’Ana. Para mim, receber esta moção de aplausos pelo Poder Legislativo, vereador Ademilson e demais vereadores, em nome de toda Santa Igreja, é uma honra. É uma satisfação servir e fazer parte deste momento. E, assim, me coloco à disposição como amigo e diretor espiritual, conforme a vocação que fui chamado”, salienta.

Ordenação

De acordo com o diácono, conforme o Direito Canônico e o Sacramento da Ordem, há três graus de ordenação. O primeiro é o diaconato, o qual recebeu recentemente. O segundo grau é o presbiterado, ser padre. Por fim, o terceiro é referente ao episcopado, tornar-se bispo.

“Neste primeiro grau exerço o diaconato em Laranjeiras do Sul, nesta paróquia, e após 6 meses marcarei minha ordenação sacerdotal, que será na minha terra de origem, Pinhão. Depois o Bispo fará outra provisão de onde ficarei, se continuarei aqui ou irei para outra missão, conforme as necessidades da Diocese e da nossa Igreja”, explicou.

Moção

A moção de aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja profissionalmente ou voluntariamente, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social, religioso e cultural da cidade.

Além de todos os parlamentares, estiveram presentes na sessão grupos religiosos Pastoral Familiar, Lareira e Jornada Jovem e os profissionais da educação municipal.

Você pode conferir o vídeo da sessão na íntegra na página da Câmara de Laranjeiras do Sul.