Resultado positivo

: Escola Anjo da Guarda comemora êxito em modelo de ensino mesmo com a pandemia e traça próximo ano letivo

Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado. No entanto, essa lógica não se aplica quando a educação de nossos filhos estiver em questão. Aprender a ler e a escrever de forma estimulante traz benefícios para o resto da vida de uma pessoa, e esse processo nem sempre é o mais rápido.

Nessa perspectiva, a alfabetização na Escola Anjo da Guarda, em Laranjeiras do Sul, é feita por meio de atividades que incluem jogos e brincadeiras, como bingo, caça-palavras, troca-letras e palavra dentro da palavra. Os alunos aprendem utilizando o raciocínio lógico, a criatividade e a imaginação. Aos poucos, as letras e as palavras são associadas a sons e elementos que fazem parte do cotidiano, em um ambiente que ao mesmo tempo diverte, desafia e educa.

 

O aprendizado em casa

 

Nesse período de isolamento social, as crianças têm feito essas descobertas em casa, monitoradas pelos pais, que mostram-se maravilhados com os resultados, mediadas pela intervenção das professoras, que enviam as aulas gravadas e os materiais didáticos necessários.

Os conteúdos que os alunos necessitam aprender no espaço escolar precisam fazer sentido para eles. É primordial que os pequenos sejam capazes de atribuir aos conteúdos um significado prático. É necessário que consigam responder “para que” estão aprendendo tal conteúdo, a fim de que estabeleçam vínculos entre escola e vida, vejam relações entre os conteúdos das diversas disciplinas e, com isso, aprendam, percebendo então, que a escola também tem sentido.

Levando em consideração tal conceito, procuramos seguir nosso dia a dia planejando atividades divertidas, humanas e acima de tudo que resultem num aprendizado cada vez mais significativo.

 

2021

 

O ano letivo de 2020 iniciou no Anjo da Guarda com uma proposta de aprendizado mais participativa, com os alunos um dia inteiro na escola, com aulas de resolução de problemas, pilates e literatura. “Foi uma experiência muito positiva para nossos alunos. Para o ano de 2021, apostaremos nessa mesma metodologia, com enfoque maior no reforço das atividades deixadas de lado por serem impossíveis de trabalhar à distância, mas sempre buscando resultados cada vez melhores. Durante esse período, aprendemos muito com nossos alunos e pais, e mais ainda com nossos professores, que inventaram maneiras de chegar as crianças, mesmo se mantendo longe. Parece difícil entender, mas na prática foi isso que aconteceu, muitos professores se aproximaram mais ainda dos alunos e pais, procurando suprir a ausência do dia a dia. Enquanto escola, colecionamos muitas histórias desse período para contar, exemplificar e nos orgulhar”, diz a diretora, Sueli Pszdzimirski.