Rotary abre inscrições para programa de intercâmbio internacional. Saiba como participar

A experiência dura um ano e é destinada a adolescentes entre 15 e 17 anos do Distrito 4640

Durante reunião ordinária do Rotary Clube de Laranjeiras do Sul, na última quinta-feira (08), a oficial de Intercâmbio Angela Granemann, informou a reabertura das inscrições para o Intercâmbio de Jovens do Distrito 4640 do Rotary. O intercâmbio de longa duração é destinado a jovens entre 15 e 17 anos do Distrito 4640.

Hoje, o Intercâmbio de Jovens pode ser encontrado em 150 países e leva cerca de 9 mil estudantes, anualmente, para viver experiências incríveis no exterior. O Brasil é um dos principais países, enviando e recebendo anualmente um grande volume de estudantes para esses programas.

Seleção

Os jovens inscritos passarão por uma prova com data não divulgada e os aprovados passarão o período de um ano de intercâmbio em um dos países credenciados, distribuídos pela América, Europa, África, Ásia e Oceania.

A seleção é composta por uma prova escrita de conhecimentos sobre o Rotary, conhecimentos gerais, e uma prova oral de inglês.

Para a Angela o Intercâmbio de Jovens é, provavelmente, o principal projeto da organização Rotary Internacional, que atua desde o início do século 20 enviando jovens de todo o mundo para viver experiências culturais fora de seus países.

“São jovens que, por intermédio do Rotary, vão ser embaixadores do seu país em países espalhados pelo mundo”.

Segundo Angela os jovens aprovados poderão escolher por ordem classificatória e obedecendo critérios do Rotary o país que querem ir.

“Para qualquer país que esse jovem for, o intercâmbio vai abrir grandes horizontes de perspectivas para a vida”, destaca.

Mais do que aprender um idioma, o Rotary oferece ferramentas para o aprimoramento de suas potencialidades para torná-lo um representante, em um país estrangeiro, como Jovem Embaixador do Rotary. O programa de longa duração consiste de 3 anos de engajamento e comprometimento: inscrição, processo de seleção e treinamento (primeiro ano); a experiência internacional, através da vivência no exterior (segundo ano) e o retorno, quando estes jovens passam a ajudar a nova turma de candidatos (terceiro ano).

Os pré-requisitos para participar são:

• Idade mínima de 15 anos completos na data da viagem;

• Menos de 18 anos antes do embarque;

• Estar cursando ou já ter completado o ensino médio;

• Entregar no dia da entrevista, os documentos mandados por e-mail devidamente preenchidos;
• A família tem que estar disposta a receber um estrangeiro jovem intercambista aqui no Brasil;

• As viagens serão realizadas entre julho e agosto de 2023, com duração máxima de doze meses. A escolha do país é feita conforme a pontuação que o interessado conseguir na prova de seleção. Ou seja, é importante estar aberto para experiências mais peculiares. “Você pode querer ir para Itália, mas a única vaga disponível conforme sua classificação pode ser para as Filipinas. Então, é necessário um certo espírito aventureiro para funcionar e se adequar”, garante Angela.

João Victor Fabricio que participou do programa em 2016 cita como foi a experiência. “Fiz a prova duas vezes, na primeira fiquei em 76º e não me classifiquei. Já na segunda, passei em 9º. De início eu queria ir para Dinamarca ou Alemanha, porém o país de destino depende somente da sua classificação na prova, por isso é bom se empenhar nos estudos. No meu caso só havia uma vaga para a Dinamarca que foi a primeira a ser escolhida. Como eu já sabia da hipótese, criei uma lista de outras opções e por fim me sobrou uma vaga para a Bélgica. Hoje, honestamente, agradeço por ter pego essa vaga, pois lá aprendi 3 novos idiomas. Foi uma experiência única que jamais vou esquecer” destaca João.

Desejo me inscrever. O que tenho que fazer?

Para saber mais sobre o projeto ou se inscrever, é necessário entrar em contato com participantes do Rotary da região. Há muitos rotarianos como voluntários que ajudam a organizar o Programa de Intercâmbio de Jovens. Os rotarianos são sócios de Rotary Clubs, que pertencem a um Distrito, que coordena toda uma região. Procure pelo Oficial de Intercâmbio do clube da sua cidade. Ao se inscrever, o candidato passa a ter um Conselheiro que será nomeado para acompanhar ao longo de todo o processo.