Sonho realizado: Maria Letícia Xavier é a única laranjeirense no ‘Ganhando o Mundo’

O programa do Governo do Estado, que está na 3ª edição, divulgou na semana passada os novos classificados. “Me sinto lisonjeada. Me empenhei e felizmente deu certo”

Na última semana, o programa do Governo do Estado ‘Ganhando o Mundo’ apresentou os novos estudantes que farão intercâmbio em 2024, por seis meses. Os destinos da 3ª edição, são Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Em Laranjeiras, a estudante Maria Letícia Xavier, de 16 anos, foi a única a conquistar este feito.

A aluna do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul destacou ao Correio do Povo sobre sua conquista e a expectativa para a nova experiência. “Me sinto lisonjeada. O meu sonho de criança tornou-se realidade. Me empenhei muito para isso e felizmente deu certo”, disse Maria Letícia, contente.

Trajetória

A estudante detalha que ficou sabendo do projeto ano passado, quando a equipe pedagógica o apresentou. “Logo que soube, me inscrevi. Em outubro fiz a prova ‘Paraná Mais’, participei da pré-classificação e enfim a classificação. Fui a primeira selecionada da cidade e só tive certeza na etapa final”, explica Maria.

Ela destaca que a sensação, durante a espera, se comparava a ter um presente em mãos, mas não possuí-lo de fato. “Ao receber a notícia, me senti honrada em poder representar Laranjeiras”, diz emocionada.

Sonho antigo

Maria conta que desde criança pensava em fazer intercâmbio. Ao conhecer o programa e vivenciar a emoção da aluna Rafaela Cacilho, que participou da última edição, a vontade de ir a outro país aumentou. “Eu a acompanhava pelo Instagram. Achei incrível. A partir daí procurei mais sobre, e agora é minha vez”, enfatiza.

Ela detalha, encantada, que conhecer outro país, cultura e pessoas parece um sonho. “Ainda não sei meu destino, porém, tenho intensificado meu inglês para estar preparada. Acredito que isso auxiliará na minha adaptação”, explica.

Ao falar da distância entre ela, os pais e amigos, Maria expõe que sentirá saudade, mas que precisa viver a experiência. “Meus pais sempre torceram e me incentivaram para que isso acontecesse. Claro que sentirei saudades, mas será um processo longo de adaptação e aprendizado. Eles sonharam comigo e agora, realizo por eles”, completa.

Reconhecimento

Para a mãe, Nilce Nogueira, o sentimento que resume a conquista de Maria é orgulho. “Ela sempre foi exemplar em tudo. Nas notas não foi diferente. Reconhecemos o esforço dedicado por ela, portanto estamos cheios de gratidão e orgulho. Esperamos que seja apenas o início de muitas outras experiências enriquecedoras”, disse Nilce, emocionada.

Pensando no tempo longe da filha, mesmo que só em 2024, a mãe diz que seu coração está tranquilo. “Eu, o pai e o irmão de Maria, sabemos o quanto é importante para ela. O tempo é um mero detalhe. Nos preocupamos mais com a felicidade e as boas experiências que absorverá. Nossos corações estão calmos e prontos para compartilhar essa jornada com ela”, completa Nilce.

Para o diretor do Colégio Laranjeiras, Walter Rogério Souza Pavan, a conquista de Maria, segunda aluna que participa do programa, deve ser reconhecida, pois ela representará a escola e região. “Experiências e descobertas são o ponto forte, além da realidade de outros países e também a língua estrangeira. Nossos parabéns a aluna Maria Letícia que por mérito próprio se destacou nessa seleção e terá essa oportunidade maravilhosa, que não são todos que conseguem e levará o nome do nosso colégio, do nosso município para outro país”, disse o diretor Rogério.