Vacinação contra a paralisia infantil em Laranjeiras alcança 30,1% de cobertura

A campanha de vacinação foi iniciada no dia 8 de agosto e prossegue até 9 de setembro

A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi intensificada neste sábado (20) em Laranjeiras do Sul, quando aconteceu o Dia D da Vacinação em todo o Brasil. A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, colocou toda a estrutura para receber crianças de 1 a 4 anos de idade. Na cidade, a população desta faixa etária é de 2.130 crianças. Até o momento foram aplicadas 643 doses, um índice de 30,1%.

Segundo o secretário de Saúde Valdecir Valicki, a campanha foi iniciada no dia 8 de agosto e prossegue até 9 de setembro. “A procura está abaixo do previsto em Laranjeiras do Sul e em todo o país. Pedimos que os pais levem os filhos para tomar a vacina, que é fundamental para evitar o retorno da doença no Brasil”, alerta.

Riscos do retorno da doença

A Poliomielite, também chamada de Paralisia Infantil, fez no passado milhares de vítimas da doença no Brasil e tem chances de voltar devido à baixa cobertura vacinal. O último caso no país foi registrado em 1989. Desde a década de 1990 o Brasil é considerado livre da doença, mas nos últimos cinco anos está em estado de alerta devido ao risco de voltar a ter casos, porque a Poliomielite ainda existe em alguns países.

Enquanto existir casos no mundo, crianças de países com baixa cobertura vacinal correm o risco de contrair a doença. Estima-se que no ano passado 500 mil crianças não completaram o esquema vacinal ou não se vacinaram contra poliomielite no Brasil. A cobertura vacinal no país em 2021 foi de 69%. No Paraná o índice chegou a 79%.

Crianças vacinadas por UBS

Monte Castelo: 47 crianças

Presidente Vargas: 157

Cristo Rei: 89

Água Verde: 89

Centro: 106

Jardim Iguaçu: 31

Celeste: 124