Um festival de Dança intitulado ‘Cultura em movimento’ foi realizado ontem (24) no Colégio Estadual Gildo Aluísio Schuck, em Laranjeiras do Sul. A professora Camila Mota Gonçalves é quem organizou o evento e contou com apoio dos demais professores e funcionários.
As apresentações contaram com a participação de todas as turmas do curso de Magistério, e do professor de dança Zizo e seus alunos de Nova Laranjeiras, e com o grupo de dança Black Heart.
Segundo a professora Camila, o objetivo principal do Festival é refletir sobre as questões culturais por meio da dança como representação, compreendendo o caráter dinâmico que o conceito de cultura possui. O festival buscou problematizar a diversidade cultural e sua valorização por meio da dança, dos figurinos, das culturas representadas.
DESAFIO
Claro que isso constitui um desafio frente aos processos de globalização, os quais aproximam cada vez mais as culturas, dando a impressão que o mundo ‘encolheu’. Entretanto, as turmas buscaram valorizar os elementos culturas singulares dos países representados, destacou a professora.
Segundo ela, todas as turmas do colégio foram convidados a participar, porém, apenas os alunos do magistério escolheram um país para apresentar em forma de dança.
Camila conta que os próprios alunos foram quem se organizaram com relação aos figurinos, ensaiaram em contra turno.
REPRESENTAÇÕES
As músicas indianas foram apresentadas pelo 1ºAI. O 2ºAI apresentou sobre a Jamaica, e o 2ºBI a música eletrônica, a qual abordaram sobre a globalização. O 3ªAI representou o japão com figurino típico e dança artística.
O 3ºBI com a África corroborando com a obrigatoriedade da lei 10.639/08 ensino da cultura afro brasileira e africana capricharam na coreografia e figurino, o 4ºAI representou o Street Dance, sendo que investiram em uma coreografia bem elaborada e com figurino , e o 4ºBI com a zumba representando a música latina, contou figurino característico.
Confira a galeria de fotos:



