O município de Irati será o primeiro do Paraná a receber da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) um conjunto habitacional feito com tecnologia ecológica .
Serão 56 casas construídas de baixo impacto ambiental devido ao sistema utilizado, o Construção Energitérmica Sustentável (CES), e a tecnologia Wood Frame, feita com madeiras de reflorestamento. A construção será possível por meio um convênio com a prefeitura e a licitação deverá ser lançada até o fim deste ano.
De acordo com o diretor de projetos da Cohapar, Orlando Agulham Júnior, o objetivo da ação é buscar formas de atender a demanda habitacional do Estado, porém, dando valor a questão ambiental.
Esta tecnologia tem outras vantagens. As construções, que terão 35, 40 ou 45 m², já têm partes pré fabricadas, o que diminui o tempo necessário para a construção. O novo método terá garantia de 30 anos, isolamento térmico e acústico e custo reduzido. As paredes serão revestidas com placas de cimento para dar acabamento. A tecnologia já é utilizada em 90% das casas de países como Estados Unidos, Alemanha e Canadá.



