Construção da escola técnica deve acabar até final do ano

As obras da tão aguardada escola técnica de Laranjeiras do Sul estão próximas de ser concluídas. A construção faz parte do programa Brasil Profissionalizado e estava projetada para receber investimentos de R$ 7,5 milhões, mas, devido a um desconto da empreiteira no ato da concorrência pública, o valor total aplicado é de R$ 6.494.158.
Laranjeiras do Sul foi uma das 10 contempladas com o investimento no Paraná e deverá receber estudantes de toda a região.
A construção teve início no dia 05 de julho do ano passado e agora, quase 14 meses depois, está bem avançada. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final deste ano. A área de construção é de 6.495 m². Neste espaço serão atendidos, em média, 420 alunos por turno, que farão o ensino médio integrado ao profissionalizante. Com isso, cerca de 1200 estudantes passarão pelo local diariamente.
A construção está localizada ao lado da Escola Municipal Aluísio Maier e conta com 12 salas de aula. Além disso, terá biblioteca informatizada, laboratório de ciências e aplicação prática de educação tecnológica, sala para videoconferência e auditório.
A princípio, a escola técnica irá ofertar quatro cursos, que são Técnico em Edificações (integral e subsequente), Técnico em Enfermagem (subsequente), Técnico em Contabilidade (integral e subsequente) e Técnico em Agronegócio (integral e subsequente). A ideia é que o aluno curse o ensino médio normalmente e no contra turno realize os cursos profissionalizantes, sendo assim, um ensino em período integral. Além disso, os cursos ofertados poderão ser feitos mesmo após a conclusão do ensino médio, na modalidade subsequente.
A obra é realizada com recursos do governo municipal, estadual e federal. O terreno foi doado pela prefeitura de Laranjeiras do Sul.