Saúde

Exagerou nas festas de fim de ano?

Segundo a nutricionista laranjeirense Gabriele Protcz, é importante fazer um bom contraponto com os alimentos certos para o processo de desintoxicação, e remover essas substâncias sem serventia

As festas de fim de ano são marcadas por muitas comemorações e comilança. É um grande desafio manter uma dieta equilibrada e regrada durante esse período cheio de excessos, onde há um consumo exagerado de gorduras, doces e álcool - que podem dificultar a digestão dos alimentos no organismo e provocar inchaços e mal-estar. Mas para quem saiu da linha, ainda dá tempo de se restabelecer e começar o ano com o pé direito.
 

 

Detox
Se caracteriza por um processo metabólico de eliminação de toxinas que são acumuladas no organismo devido a uma alimentação inadequada, agrotóxicos, uso de medicamentos, etc.

O metabolismo utiliza e produz energia dos alimentos que comemos. O corpo pode utilizar essa energia rapidamente nas horas seguintes ou armazená-la nos tecidos corporais, como o fígado, os músculos e as células de gordura. Por meio da desintoxicação, então, é possível remover parte dessas substâncias que não tem serventia.

Segundo a nutricionista da Magrass de Laranjeiras, Gabriele Protcz, a ideia é equilibrar, pois na dieta também têm os nutrientes que fazem parte das reações químicas que produzem e distribuem essa energia. Por isso é importante fazer um bom contraponto com os alimentos certos para o processo de desintoxicação. “Aqui na Magrass a gente ensina nossos clientes a comer os alimentos mais saudáveis que ajudam na desintoxicação do nosso organismo e com a perca de peso”, comentou Gabriele.


Processo de desintoxicação
O processo de desintoxicação funciona perfeitamente quando o corpo está em equilíbrio nutricional, ou seja, quando boa parte das necessidades diárias de nutrientes são atendidas. Com o corpo em equilíbrio, não há sintomas internos ou externos.
“Aqui na Magrass, nós temos detox corporal, que é um procedimento estético maravilhoso, que juntamente com a alimentação detox potencializam a desintoxicação do organismo”, afirmou.

Segundo a nutricionista, a desordem metabólica, por outro lado, acontece quando reações químicas anormais quebram esse equilibrado processo, gerando um excesso de substâncias que não precisamos ou a deficiência daquelas que são saudáveis. A desordem metabólica acontece quando aumentamos a ingestão de alimentos, calóricos, ricos em gorduras e açúcares sem nenhum valor nutricional, muito comum ocorrer nas festas de finais de ano. “O excesso de toxinas no corpo traz alguns sintomas como cansaço frequente ou dores de cabeça, sem que tenhamos um motivo real para estarmos cansados ou com dores”, comentou a nutricionista.


Nutrientes importantes no Detox
Vitaminas, minerais e aminoácidos trabalham juntos para eliminar as “toxinas” através da urina, suor, respiração e fezes. Interessante notar que não há como especificar alguns nutrientes, pois todos eles se complementam.
Apesar dos benefícios da dieta, a nutricionista dá um alerta importante. "Devemos lembrar que toda estratégia não deve ser feita por um período muito longo. Também precisamos ressaltar que cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto com um especialista", finaliza.

Suco Detox
A nutricionista Gabriele ainda deixou uma dica de suco detox para os leitores.
-Suco de maçã, cenoura, laranja e gengibre
-Ingredientes: 4 cenouras, 1 maçã descascada, 1 limão inteiro (polpa e casca), 2 laranjas, 1 pedaço de gengibre.
-Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Acrescente 1,5 litros de água, misture e sirva.