Comportamento

Ibama apreende serpentes, tartaruga e furões com casal em flat

Animais nativos e exóticos foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na manhã desta terça-feira (16), com um casal dentro de um flat no Centro de Curitiba.

Conforme a Polícia Militar (PM), três pessoas foram presas por tráfico de animais nativos e exóticos. A operação, deflagrada em conjunto com a Polícia Ambiental e o Ibama, também fez apreensões em uma chácara em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense.

Ao todo, segundo a PM, 50 bichos foram apreendidos.

Entre os animais encontrados no hotel, havia 32 serpentes, dois furões, uma tartaruga mata-mata, três lagartos da espécie dragão-barbudo e uma aranha caranguejeira, de acordo com o Ibama. Dezoito ovos de cobras também foram apreendidos.

Ibama apreende serpentes, tartaruga e furões com casal em flat

A PM ainda relatou a apreensão de iguanas e de ratos, que eram utilizados para a alimentação das cobras.

O Ibama chegou ao local depois de denúncias anônimas e também por meio de pessoas que ligavam para o órgão perguntando sobre o comércio dos bichos.

O casal tinha documentos que, segundo o Ibama, davam aparência de regularidade para a venda dos animais. Contudo, eles eram comercializados ilegalmente.

Ibama apreende serpentes, tartaruga e furões com casal em flat
O Ibama informou que vai verificar o material apreendido: notas fiscais de papagaios, guias de trânsito sem preenchimento, carimbos de veteronários e de órgãos governamentais, medicamentos e seringas.

Depois da conclusão da autuação administrativa no Ibama, os suspeitos foram encaminhados para a polícia.