Orquídeas: um show de cores e beleza produzidas em Laranjeiras

As plantas popularmente conhecidas como orquídeas pertencem à família Orchidaceae e representam aproximadamente 10% de todas as plantas floríferas do planeta.

A Orchidaceae apresenta cerca de 35 mil espécies e 150 mil híbridos artificiais, oriundos de cruzamentos entre espécies diferentes.

RUSTICIDADE

Muitos acreditam que as orquídeas são de difícil cultivo e acabam descartando a planta após o florescimento. Na verdade elas são, em geral, bastante rústicas e conseguem suportar longos períodos em condições inadequadas ao seu desenvolvimento.

Pouca gente sabe que em Laranjeiras do Sul, existe um orquidário comercial, que fica na estrada do Gramadinho.

Elaine Moro, orquidófila proprietária do Orquidário São Bento, é uma apaixonada pela atividade. Ela iniciou o cultivo sem ter nenhuma formação específica do assunto.

Fui aprendendo aos poucos. Adquirindo mudas, pedindo informações de outras pessoas e com o tempo aprendi. Hoje me sinto realizada com minha atividade, destaca Elaine.

CULTIVO

O cultivo comercial de orquídeas tem se tornado uma das atividades mais dinâmicas e avançadas do agronegócio mundial, pois possibilita geração de emprego e lucratividade a muitas famílias e trabalhadores que possuem pequenas áreas e disponibilidade de mão de obra.

Elaine garante que a procura por orquídeas é boa e a comercialização é durante todo o ano.

Confira a matéria completa na edição impressa do Correio do Povo – Caderno Rural