Educação

Parlamento Jovem: vereadores mirins tomam posse em Goioxim

Confira a galeria de fotos do evento
Na foto os vereadores mirins, a prefeita Mari da Silva, presidente da Câmara de Vereadores, Elson Gutervil e vereadores (Foto: João Muniz)

Num projeto de cidadania desenvolvido pela Comarca Regional Eleitoral, tomaram posse na última sexta-feira (5), os vereadores mirins que compõem o Parlamento Jovem de Goioxim.

A cerimônia de posse contou com a presença da prefeita, Mari da Silva, presidente da Câmara de Vereadores, Elson Gutervil e vereadores, diretora e educadoras das escolas estaduais e municipais. Muito feliz e emocionado, o garoto, Yan Vitor Zimolong Gutervil, que recebeu cerca de 80 votos, disse a reportagem que vive um momento diferente tanto na escola, como também entre os amigos.

“O período de campanha e envolvimento nos fez conhecer melhor as ações do vereadores e da prefeita”, frisou Yan. O Pastor Daniel Ribeiro comentou no uso da palavra que os jovens são o presente e o futuro. “Os vereadores mirins estão tendo neste momento, com um novo desafio como cidadãos, de lutar pela cidade e os interesses do município”, reiterou.

 

A POLÍTICA NA ESCOLA

O projeto foi desenvolvido pelo Colégio Estadual, Dr. João Ferreira Neves. A diretora Catiane Fermiano dos Santos destacou que a criação do Parlamento Jovem, fez com que os candidatos, como também os alunos fizessem uma reflexão do trabalho e atuação dos vereadores e da prefeita.

“A eleição para o Parlamento Jovem foi a verdadeira eleição, sem a troca de algum favor ou benefício pelo voto. Temos uma politicagem de maneira geral que tem desgastado a classe política. Ganhar foi uma etapa, mas é preciso trabalhar pelo melhor para o povo, vocês estão de parabéns”, enalteceu a diretora Catiane. Chamando atenção que o político que trabalha de forma correta a favor da população, tem uma reeleição garantida, já os demais ficam pelo caminho.

 

CUMPRIR E SE FAZER CUMPRIR

A prefeita Mari da Silva parabenizou a todos os envolvidos na eleição dos novos representantes do Parlamento Jovem, um projeto pioneiro no município de Goioxim.

“Esses nove jovens estão abraçando a causa dos colegas, familiares e munícipes. Com os projetos que apresentaram e agora com a responsabilidade na execução. É de suma importância fazer cumprir e executar. Os vereadores tem o desafio de honrar seus nomes e buscar fazer um bom trabalho em prol da população”, falou Mari.

Chamando atenção que a população precisa ter uma nova consciência política, onde é preciso exterminar políticos e pessoas que atuam pelos interesses próprios, cargos e salários.

O presidente do Legislativo de Goioxim, Elson Gutervil deu boas-vindas aos jovens vereadores. “Para nós é uma satisfação fazer parte deste projeto de cidadania, coordenada pelo Ministério Público e a Justiça Eleitoral. Num momento de forte desgastes político, um projeto de incentivo aos jovens para que participam do cotidiano da política local. Parabéns aos vereadores mirins, que seja uma etapa de muito crescimento pessoal e intelectual”, comentou o Elson Gutervil.

 

PARLAMENTO JOVEM

Matheus Henrique- Ian Vitor Zimolong Gutervil- Talita Marcondes de Oliveira- Luiz Antonio Ferraz- Fernanda Guilhermina Ramão- Ana Clara Pedroso- Hanna Alessandra Duarte- Gabriel Chaves de Lima e Luiza Helena de Lima Rocha.