Educação

Professores e alunos @Conectados

Professores das Instituições de Ensino do NRE de Laranjeiras do Sul já estão utilizando o Tablet com alunos em sala de aula, realizando atividades pedagógicas envolvendo os conteúdos previstos no PTD – Plano de Trabalho Docente.


  O uso dos Tablets com alunos é uma ação do Projeto CONECTADOS, que é a uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR). Esse projeto iniciou em outubro de 2015 com a seleção e adesão das escolas e Núcleos Regionais de Educação (NREs), seguido da distribuição do kit de materiais CONECTADOS. A previsão de acompanhamento das ações contidas neste projeto será até dezembro de 2016.

No NRE de Laranjeiras do Sul as Instituições de Ensino participantes são o CE Laranjeiras do Sul e CE José Marcondes Sobrinho, nos quais os professores já se desafiaram a fazer o trabalho em sala de aulas com seus alunos mesmo antes de participarem do Grupos de Estudos e preparação de atividades que está prevista para iniciar dia 10 de maio.

Nestas Instituições de Ensino destacamos o trabalho das professoras Tania Maria Ribeiro que está utilizando os recursos pedagógicos do Tablet em suas aulas de Língua Portuguesa, reforçando o aprendizado e incentivando a leitura. Já a professora Therezinha Caldat está trabalhando atividades individuais de acordo com as dificuldades específicas dos alunos da Sala de Recurso Multifuncional. O professor Marcos Guine nas aulas de Filosofia e Sociologia está utilizando o Tablet com atividades que despertem a criticidade.

De acordo com a pedagoga do CE Laranjeiras do Sul Jussara Santana Bortoluzzi , a tecnologia por si só não atende às necessidades da aprendizagem, ela é apenas um instrumento, uma ferramenta para enriquecer a prática do professor e um meio facilitador para a transmissão do conhecimento e que o uso da tecnologia na educação é para desconstruir o conceito que os alunos têm com relação a sua prática, ou seja, a tecnologia bem utilizada é benéfica. É papel da escola a desconstrução dos conceitos formados pela sociedade e pelas mídias, de forma equivocada.

Parabenizamos os professores pela iniciativa e força de vontade em aprender novas Metodologias para aprimorar ainda mais suas aulas e facilitar a aprendizagem.

 

Fonte: NRE