Secretaria de Educação promove Encontro Educaçao Especial

O Primeiro Encontro Municipal de Educação Especial foi promovido pela secretaria de Educação de Rio Bonito de Iguaçu nesta quarta-feira (3). O evento aconteceu na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial do município, sob a coordenação da professora Tereza Dhammer. 
O objetivo do encontro é trocar experiências sobre como os jogos e o lúdico podem contribuir para a aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais, nas dinâmicas da formação continuada de pedagogos, diretores e professores que atuam com alunos de atendimento especializado. 
Segundo a professora Tereza Dhammer, a ludicidade desperta o prazer, o interesse e a motivação que funcionam como molas propulsoras do aprendizado. Autores como Wallon, Vigotski e Piaget, afirmam que o interesse, a motivação e o envolvimento afetivo do aluno estão estreitamente associados a construção do conhecimento, favorecem a criação e a compreensão de regras, permitindo uma convivência adequada em grupo, bem como a elaboração e o confronto de hipóteses numa relação de prazer no agir e no aprender. No agir lúdico, a criança e cérebro, é sensação, é percepção, é ação e emoção. Ela expressa várias dimensões de sua humanidade, explica. 
Participação
O público presente superou todas as expectativas, inclusive da palestrante, a psicóloga Renata de Fátima de Oliveira, que apresentou trabalho relacionado aos distúrbios na aprendizagem, sendo eles, dislexia e disortografia. O encontro envolveu a participação de professores das escolas Alfredo Rosa, Irmã Dulce, Herbert de Souza, Paulo Freire, Severino da Silva, Vanderlei das Neves, Tatiane Bergeier, Rio Bonito do Iguaçu, Chico Mendes, Creche e APAE de Rio Bonito do Iguaçu. 
Durante a solenidade de abertura, alunos do Centro de Atendimento na área da Surdez, instruídos pela professora Rosemari, apresentaram a música Pra ser feliz em Libras. Em seguida, houve a apresentação do aluno Antôny Henrico Oliboni que cantou as músicas ‘No dia em que saí de casa’ e ‘Meu velho pai’. Antes da primeira palestra, houve a exibição de um vídeo intitulado ‘Uma lição de vida’. Ao final do encontro houve a apresentação da Escola Básica. 
Na cerimônia de abertura, participaram o prefeito Irio de Rosso, a vice-prefeita Sônia Schimit, o secretário de Educação, Vanderlei Ceccatto e a chefe do departamento de Cultura, pedagoga Inês Galera, entre outras autoridades.