Mesmo com a queda nas temperaturas, as ações de combate ao Aedes aegypti não pararam. Como instituído pelo governo do Estado, no dia 9 de cada mês segue sendo realizado o Dia ‘D’. As Regionais de Saúde estão organizando atividades que mobilizem a população de acordo com os casos e notificações da região.
A 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, que abrange vários municípios da Cantuquiriguaçu fará palestras, teatro e diversas atividades educativas em escolas da região. Também haverá visitas, passeatas e blitz educativas pelas cidades.
Nesta semana, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou um novo boletim semanal com informações sobre os casos de dengue, zika e chikungunya no Paraná. Desde agosto do ano passado, o Estado contabiliza 50.333 casos confirmados de dengue. Mais duas cidades entraram para a lista de epidemias, agora são 79 ao todo.
Eliminar a água parada deve ser uma preocupação contínua de todos para combater a dengue. Por isso, é preciso que as pessoas reservem um tempo semanal para remover criadouros em suas casas ou ambientes de trabalho, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.
H1N1
Outra grande preocupação é com a contaminação pelo vírus H1N1. Apesar da campanha de vacinação ter sido bem sucedida na maioria do estado, aqueles que não pertencem aos grupos prioritários também precisam buscar imunização.
Os cuidados básicos devem ser mantidos por todos, como forma de prevenção. Contudo a primeira morte por H1N1 próximo aos municípios da Cantu foi confirmada esta semana.
Trata-se de uma moradora de Dois Vizinhos. A mulher tinha 45 anos e era diabética. A 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, que atende este município, já confirmou cinco mortes por Gripe A (H1N1). Três em Marmeleiro e uma em Beltrão.



