Assembleia Legislativa comemora 20 anos da UTFPR e reforça apoio à educação
Sessão solene na ALEP celebra duas décadas da Universidade Técnica, homenageia campi e reforça papel da universidade na inovação e educação tecnológica no Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realiza, na próxima segunda-feira (24), às 9 horas, sessão solene em comemoração aos 20 anos da criação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr). Proposta pelo deputado estadual Goura (PDT), a homenagem acontece no Auditório Legislativo e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Alep.
A Utfpr é a primeira universidade tecnológica do Brasil e a maior universidade federal multicampi do país. Desde 2005, quando o Cefet-PR foi transformado em Utfpr, já são mais de 42 mil estudantes formados na instituição, que hoje está presente em 13 cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. Ao longo dessas duas décadas, a Universidade se consolidou como referência no ensino, na pesquisa e na extensão e inspirou outros estados a seguirem o mesmo modelo.
Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 5.102/2023, que transforma o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) em universidades tecnológicas federais.
“Além de se tornar referência, a UTFPR está construindo um futuro pautado na inovação, na sustentabilidade e na responsabilidade social. Então, é um momento para agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para essa trajetória: estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos, parceiros e todos que colaboraram para a consolidação da instituição”, disse Goura. Durante a sessão, serão entregues Menções Honrosas aos 13 campi e à Reitoria Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
História
A trajetória da Utfpr remonta a 1909, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices. Ao longo do século XX, a instituição passou por várias transformações: Liceu Industrial (1937), Escola Técnica de Curitiba (1942), Escola Técnica Federal do Paraná (1959) e, em 1978, Cefet-PR.Com o fortalecimento da graduação e da pós-graduação, em 2005, o CEFET-PR deu lugar à primeira universidade tecnológica do país.Em 20 anos, o número de campus da Universidade passou de sete para 13 e o de estudantes cresceu de 15,3 mil para mais de 34 mil. Hoje a instituição conta com 2.441 docentes e 1.106 técnicos-administrativos, 115 cursos de graduação, além de mais de 80 programas de pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado.
Serviço:
Data: 24 de novembro de 2025
Horário: Das 9 às 11 horas
Local: Auditório Legislativo da ALEP
Transmissão ao vivo nas redes da ALEP



