ALEP aprova título de Cidadão Benemérito para José Álvaro Carneiro, do Hospital Pequeno Príncipe

Reconhecimento foi proposto pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT)

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que concede o título de Cidadão Benemérito do Estado ao empresário e gestor José Álvaro da Silva Carneiro, diretor-geral corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, referência nacional em atendimento pediátrico.
A proposta destaca a “notável trajetória de serviços prestados à sociedade paranaense nas áreas ambiental, social, hospitalar, cultural e de gestão pública” ao longo de mais de quatro décadas. “Essa homenagem é mais do que merecida. José Álvaro representa o cidadão que se dedica com paixão e ética ao bem comum. Sua vida é exemplo de compromisso com o Paraná”, afirma a deputada.
Integrante do Conselho da mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe desde 1999, José Álvaro teve papel decisivo na consolidação da instituição como o maior hospital pediátrico da América Latina. Entre 2005 e 2008, liderou a criação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, referência nacional em estudos voltados à saúde infantil.
Em 2003, idealizou o projeto ‘Gols pela Vida’, em parceria com o ex-jogador Pelé, unindo esporte e responsabilidade social em uma iniciativa que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil. Entre 2010 e 2011, assumiu voluntariamente a Direção Administrativa-Financeira do hospital, contribuindo para a modernização e a melhoria da gestão. Hoje, além de diretor-geral corporativo do Complexo, é também secretário-geral da Fundação Pequeno Príncipe.

Perfil
Curitibano, nascido em 1949, José Álvaro também se destacou como ativista ambiental. É cofundador da Fundação SOS Mata Atlântica, da ONG Pró-Jureia e da Liga Ambiental, tornando-se referência na defesa do bioma atlântico.Representou as organizações ambientais do Sul no Conama entre 2000 e 2002 e foi secretário-executivo do Conselho do Litoral do Paraná de 2003 a 2005. Em 2008, assumiu a superintendência do Ibama no estado, onde coordenou ações importantes, como a Operação ‘Angustifolia’, uma das maiores operações de combate ao desmatamento ilegal da Mata Atlântica.Autor de diversas obras sobre o patrimônio natural e histórico do Paraná, entre elas Araucarilândia, Bosques de Curitiba e Nascentes, Corredeiras e Cachoeiras do Alto Iguaçu, José Álvaro também integra o ‘Instituto Histórico e Geográfico do Paraná’, reforçando seu compromisso com a cultura e a memória do estado.