Alep e TRE‑PR firmam acordo para ampliar educação política e cidadania

Termo une Assembleia Legislativa e Tribunal Regional Eleitoral para ações formativas e incentivo à participação democrática no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE‑PR) assinaram na tarde da última terça‑feira (20), um termo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas de educação política e fortalecimento da cidadania no estado. A iniciativa envolve a Escola do Legislativo da Alep e a Escola Judiciária Eleitoral do TRE‑PR (EJE‑PR) e tem como foco ampliar a formação técnica de servidores, estudantes e da sociedade.

Parceria e objetivos

A cooperação institucional prevê oferta de capacitações, eventos, cursos e assembleias itinerantes em municípios paranaenses. O acordo também estabelece a inclusão da EJE‑PR nas atividades promovidas pela Assembleia e a participação de servidores da Justiça Eleitoral nas ações do parlamento estadual.

O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), afirmou que o pacto reforça a atuação conjunta das instituições em favor da participação popular. Para ele: “só existe democracia com participação popular, em que as pessoas têm direito ao voto, à liberdade de expressão e à manifestação”, disse, citando campanhas voltadas ao engajamento de jovens eleitores.

O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE‑PR, destacou que a cooperação formaliza um trabalho já em curso, com impacto em programas como o Parlamento Jovem. O projeto proporciona aos estudantes vivência prática do processo eleitoral, incluindo registro de candidaturas, campanhas e votação em ambiente escolar.

Impactos esperados

O termo de cooperação também visa valorizar instituições democráticas ao promover atividades educativas que abrangem desde a compreensão do sistema eleitoral até a participação ativa em processos cívicos. Ao estimular a integração entre escolas, parlamento e justiça eleitoral, os organizadores esperam fortalecer valores democráticos entre públicos diversos.

A parceria entra em vigor como parte de um esforço mais amplo de educação para a cidadania no Paraná, alinhando iniciativas públicas voltadas à formação de eleitorado crítico e engajado.