Assembleia cria Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia com apoio de 33 parlamentares
Coordenado pelo 1º secretário Gugu Bueno, grupo buscará valorizar a advocacia, proteger prerrogativas e fortalecer instituições
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) oficializou, na última terça-feira (05), a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia. O grupo será coordenado pelo deputado estadual Gugu Bueno (PSD), atual 1º secretário da Casa, e já conta com o apoio de 33 parlamentares. A iniciativa tem como objetivo manter um canal permanente de diálogo entre o Legislativo e a advocacia paranaense.
Durante a solenidade, foram assinados termos de cooperação entre a Assembleia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A parceria busca ampliar ações conjuntas nas áreas de cidadania, educação cívica e incentivo à participação política de mulheres. Na ocasião, advogados também foram homenageados pela Alep em alusão ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.
Declarações das autoridades
Para o coordenador da Frente, deputado Gugu Bueno, a criação do grupo fortalece a união entre instituições que compartilham valores democráticos. “A OAB Paraná tem uma história de respeito, vigilância democrática e defesa das garantias constitucionais. A criação dessa Frente, com o apoio expressivo da Assembleia, estabelece um canal direto e produtivo para debater os grandes temas que impactam o exercício da advocacia e o equilíbrio social”, afirmou.O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), ressaltou a importância da aproximação institucional. “Essa relação é fundamental para que a OAB acompanhe projetos de lei e contribua com pareceres que fortaleçam a segurança jurídica. A advocacia dativa, por exemplo, é um tema que deve ser valorizado e incentivado. A Assembleia está de portas abertas para a advocacia paranaense”, disse.Já o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, afirmou que a Frente supre uma lacuna histórica. “Antes, discutíamos temas pontuais. Agora, temos um grupo organizado e uma pauta contínua de atuação. Já vamos propor projetos que garantam prerrogativas no âmbito administrativo, enfrentem a violência de gênero e insiram a advocacia dativa na Constituição Estadual”, declarou.
Parceria com o TRE-PR
A cerimônia também marcou a assinatura de um acordo entre o TRE-PR e a OAB-PR para incentivar a participação feminina na política. O presidente do Tribunal, Sigurd Bengtsson, destacou a importância de destinar de forma adequada os recursos públicos para fortalecer candidaturas de mulheres. “É preciso criar estrutura real para que as mulheres participem da política. Essa parceria visa justamente garantir que o fundo partidário seja utilizado corretamente, com foco em formação e qualificação de lideranças femininas”, afirmou.
A Frente Parlamentar terá caráter permanente e será um espaço para a proposição de projetos e articulações que valorizem a advocacia e impactem diretamente a cidadania e a Justiça no Paraná.
Participações na cerimônia
Estiveram presentes os deputados Alisson Wandscheer (SD), Ana Júlia (PT), Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Flávia Francischini (União) – 1ª vice-presidente; Hussein Bakri (PSD), Luiz Fernando Guerra (União), Márcia Huçulak (PSD), Márcio Pacheco (PP), Maria Victoria (PP) – 2ª secretária da Alep; Ney Leprevost (União), Renato Freitas (PT), Requião Filho (PT), Soldado Adriano José (PP) e Tito Barichello (União).A criação da Frente também recebeu apoio dos deputados Gilson de Souza (PL), Gilberto Ribeiro (PL), Cloara Pinheiro (PSD), Goura (PDT), Adão Litro (PSD), Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSD), Artagão Júnior (PSD), Professor Lemos (PT), Mabel Canto (PP), Bazana (PSD), Dr. Leônidas (CDN), Paulo Gomes (PP), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Luis Raimundo Corti (PSB).Também compuseram a mesa o desembargador Domingos José Perfetto, do Tribunal de Justiça do Paraná; a subprocuradora-geral do Estado, Lucia Helena Cachoeira; e o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia.