Cristina Silvestri celebra medalhistas da robótica paranaense

Deputada homenageia alunas de 11 anos que conquistaram prata na etapa nacional e avançaram para a fase internacional com projeto inovador de detecção de vazamentos

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) entregou, na última semana, menções honrosas às estudantes Letícia Marie Romanelli Gomes da Silva e Ana Luiza Vieira Bomfim, de 11 anos. Elas conquistaram medalha de prata na etapa brasileira da ‘Olimpíada Mundial de Robótica’ e se classificaram para a etapa internacional, disputada na Cidade do Panamá, em outubro.
As alunas desenvolveram um robô capaz de detectar vazamentos em canos e tubulações, projeto que chamou a atenção pela criatividade, precisão técnica e potencial de aplicação prática. O professor e técnico da equipe, Eduardo Snheszak, também foi homenageado pela deputada.
“Esse é um exemplo do talento que temos nas nossas escolas e do quanto ainda podemos avançar quando abrimos portas para que mais meninas explorem o universo da ciência e da tecnologia, áreas estratégicas para o desenvolvimento do país e que precisam, cada vez mais, da diversidade de olhares”, afirmou Cristina Silvestri. A Ana Luiza e a Letícia são alunas do Colégio Medianeira, em Curitiba, e participam das aulas de robótica oferecidas pela Robomind no contraturo escolar.

Prêmio Meninas Olímpicas
A deputada Cristina lembrou que, durante seu mandato como procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, criou o Prêmio ‘Meninas Olímpicas’ (Resolução 13/2021), iniciativa voltada justamente a reconhecer e estimular estudantes que se destacam em olimpíadas científicas. Segundo ela, ações como essa ajudam a ampliar a participação feminina em áreas historicamente marcadas pela desigualdade de gênero.