Estudante transforma ideia em lei e cria programa de orientação vocacional

Lei institui o Orienta Paraná, programa permanente para alunos do ensino médio de todo o estado

Uma aluna do ensino médio da rede pública do Paraná conseguiu transformar sua proposta em lei. Rita de Cássia Lesnhak, do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, de União da Vitória, sugeriu a criação de um programa de apoio vocacional para estudantes. A ideia, premiada em 2025 pelo projeto Geração Atitude, foi sancionada pelo Governo do Estado em 12 de fevereiro de 2026, dando origem à Campanha Permanente Orienta Paraná.

Participação juvenil no Legislativo

A proposição recebeu apoio dos deputados Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, e Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Casa. “A sanção da lei demonstra a importância de o Legislativo ouvir e apoiar quem está na ponta”, afirma Curi. Bakri destaca que “nada mais gratificante do que ver uma lei feita por jovens e para jovens, com o objetivo de qualificá-los para o mercado de trabalho, que sabemos o quanto é disputado e exigente”.

Objetivos e funcionamento do programa

O Orienta Paraná terá como foco auxiliar os estudantes no autoconhecimento, identificação de aptidões e construção de projetos de vida alinhados ao mercado de trabalho. O programa vai promover oficinas, palestras e atividades que ampliem o acesso a informações sobre carreiras, áreas do conhecimento e tendências profissionais, ajudando os jovens a tomar decisões mais conscientes sobre sua formação e futuro profissional.

A lei prevê a atuação tanto nas escolas públicas quanto privadas do estado, garantindo que a orientação vocacional se torne uma prática contínua e permanente no sistema educacional paranaense.