IDR-Paraná discutirá manejo de solos no Show Rural

Serão apresentadas tecnologias que melhoram a preservação dos recursos naturais e contribuem para o rendimento das culturas

A Unidade para Escarificação Biológica do Solo, do IDR-PR, será um destaque no Show Rural 2024, em Cascavel, apresentando a diversificação de culturas com o uso de um “mix” de plantas de cobertura. Tecnologias voltadas para a preservação de recursos naturais e o aumento do rendimento das culturas serão demonstradas, visando a sustentabilidade ambiental e econômica nas propriedades rurais.

O aumento histórico no peso das máquinas agrícolas e a intensificação da mecanização têm contribuído para a compactação do solo, um dos principais processos de degradação. A diversificação de culturas e o controle do tráfego de máquinas são apresentados como alternativas para minimizar esse problema.

Durante o evento, a equipe do IDR-Paraná orientará técnicos e produtores sobre estratégias para aumentar os estoques de carbono orgânico total do solo, incluindo a diversidade biológica dos sistemas radiculares das culturas de cobertura e “mixes” de plantas de cobertura. Métodos como a deposição de resíduos culturais na superfície do solo para aumentar a infiltração de água e a escarificação biológica também serão abordados.

A Unidade também apresentará alternativas para substituição de fertilizantes minerais por dejetos de animais em lavouras de grãos, destacando as vantagens econômicas e o manejo adequado desses materiais para evitar impactos ambientais. Será demonstrada uma comparação prática do desenvolvimento de plantas de soja adubadas apenas com dejetos em comparação com aquelas que receberam fertilizante mineral.

O IDR-Paraná busca mostrar, na prática, como a adubação orgânica, aliada ao plantio direto, pode reduzir custos, melhorar o controle de erosão e contribuir para a saúde do solo. O uso criterioso de dejetos, com uma metodologia para quantificar a quantidade necessária para nutrir as plantas, será destacado na unidade.

Show Rural

O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio na América Latina, e o IDR-PR desempenha um papel significativo ao apresentar práticas sustentáveis e inovações para o setor agrícola. O evento é apoiado pelo Governo do Paraná e oferece uma plataforma para compartilhar conhecimento técnico, financiamento e apresentação de novidades para o público agrícola. No ano anterior, a feira registrou recorde de público, com 384.122 visitantes e R$ 5 bilhões em negócios movimentados.