Paraná permanece como líder nacional no ranking de inovação e sustentabilidade

O objetivo é analisar como estados e cidades contribuem para o bem-estar de seus cidadãos, a preservação ambiental e identificar áreas para possíveis melhorias

Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi destacado como o Estado mais inovador e sustentável do Brasil, de acordo com o ranking da consultoria Bright Cities. O estudo, em sua segunda edição, avalia a média dos indicadores dos três maiores municípios de cada estado. Curitiba, Maringá e Londrina estão entre os melhores do país. Seguindo essa metodologia, o Paraná recebeu uma pontuação de 6,31 em uma escala que varia de 4,5 a 6,49. São Paulo ocupou o segundo lugar, com uma nota de 6,17, seguido por Santa Catarina, que obteve 5,95.

Reconhecimento

O ranking considera indicadores adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. O objetivo do estudo é analisar como estados e cidades estão contribuindo para o bem-estar de seus cidadãos, a preservação ambiental e identificar áreas para possíveis melhorias.

Segundo a consultoria, o reconhecimento ao Paraná é resultado dos esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em impulsionar a inovação e a sustentabilidade em diversos aspectos. Entre as ações que contribuíram para este reconhecimento, o Bright Cities destaca os investimentos em energias renováveis, o apoio à inovação tecnológica, o estímulo ao empreendedorismo e o fomento à criação de startups.

Exemplos recentes dessas iniciativas incluem o lançamento do projeto Fábrica de Ideias, que estabeleceu um dos maiores hubs de inovação da América Latina em Curitiba, e o programa Talento Tech, que oferece bolsas de qualificação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 3 mil jovens de 50 municípios paranaenses.

A Bright Cities também destaca a implementação de políticas públicas focadas na preservação dos recursos naturais, como a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano, como aspectos relevantes para a avaliação. Em março, o Paraná registrou ainda uma redução significativa de 59% no desmatamento ilegal.


Cidade

Curitiba se destacou como a cidade paranaense mais bem avaliada em inovação e sustentabilidade na edição 2024 do ranking nacional, alcançando uma nota média de 6,38. A capital paranaense ocupou a 9ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Em seguida, Maringá ficou na 12ª posição com uma nota de 6,34, e Londrina na 22ª, com uma média de 6,21.

Outras cidades paranaenses que figuram entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do país são Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª). Na região Sul do Brasil, Curitiba e Maringá lideram respectivamente, seguidas por Londrina em 5º lugar, ficando atrás de Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.