Ponte que liga Guaratuba a Matinhos alcança 50% de conclusão

A estrutura é uma das maiores intervenções em execução no Paraná, com investimentos de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado

A construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas e emblemáticas do Litoral do Paraná, alcançou a marca de 50% de execução. O anúncio foi feito na última quinta-feira (1º), durante visita técnica do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao canteiro de obras. A estrutura, que liga os municípios de Guaratuba e Matinhos sobre a baía de Guaratuba, tem previsão de entrega para abril de 2026 e representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

O projeto prevê uma ponte moderna com 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, calçadas com ciclovia, barreiras rígidas de concreto e guarda-corpos. A estrutura é considerada fundamental para o desenvolvimento do litoral paranaense, com impactos diretos no turismo, mobilidade e logística da região. Atualmente, a travessia entre os dois municípios é feita por meio de ferry-boats, o que pode levar até duas horas em períodos de maior movimento. Com a conclusão da ponte, esse tempo será reduzido para poucos minutos.

Importância da obra

Durante a visita, o governador ressaltou a importância da obra para o estado. “Há 40 anos a população aguardava por esta ponte. Estamos vencendo desafios técnicos e ambientais e entregando uma solução definitiva para a ligação entre Guaratuba e Matinhos”, afirmou Ratinho Junior. Ele destacou que a obra segue dentro do cronograma previsto e que quase 700 trabalhadores atuam diariamente no canteiro.

No evento, o padre Reginaldo Manzotti realizou uma bênção simbólica aos trabalhadores e à estrutura em construção. O momento também foi marcado por homenagens. O governador recebeu o título de Cidadão Honorário de Guaratuba, concedido pela Câmara Municipal, e o operário Orres Vicente da Silva foi homenageado em nome de todos os trabalhadores envolvidos no projeto.

A obra já apresenta avanços significativos nas diferentes frentes. No trecho estaiado — o mais complexo da estrutura —, as torres principais que darão sustentação aos cabos de aço já estão com fundações e pilares concluídos. Agora, as equipes trabalham na aduela de partida, peça que dará início à montagem do tabuleiro da ponte. Das 64 estacas previstas, 47 já foram executadas, representando 73% do total. Na mesoestrutura, 10 travessas foram concluídas de um total de 22. Já na superestrutura, das 81 vigas longarinas fabricadas, 62 foram instaladas.

30% do total

Também já foram concretadas seis lajes no trecho pré-moldado, o que corresponde a 30% do total previsto para a construção do piso por onde circularão os veículos. Os acessos à ponte em ambos os lados da baía também estão em andamento. Em Guaratuba, as equipes realizam obras de contenção com técnicas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes. Em Matinhos, o desvio provisório, que servirá como base para o futuro acesso à comunidade de Cabaraquara, já foi concluído. Os serviços de terraplenagem e drenagem seguem em ritmo acelerado.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que esta será a última temporada do ferry-boat no litoral. “Por muitos anos ele cumpriu sua função, mas a ponte representa um novo tempo para a região. Uma infraestrutura moderna, eficiente e segura, que vai transformar a realidade de moradores e visitantes”, disse.

Para o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense, os efeitos da obra já são sentidos pela população local. “Estamos em 50% da construção e já vemos como isso tem mudado a cidade. O impacto será gigantesco quando ela estiver pronta”, destacou. O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, reforçou que a nova ponte simboliza a superação de um antigo gargalo logístico do estado. “Foram muitas batalhas para que essa obra saísse do papel. Agora, ela é uma realidade em construção, com benefícios concretos para todo o Litoral.”

Solução de engenharia

A Ponte de Guaratuba também tem se tornado símbolo de orgulho para os paranaenses. O projeto está sendo tratado como uma referência nacional em engenharia e gestão pública. Segundo o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti, a parte estaiada da ponte é uma solução de engenharia sofisticada e necessária para garantir a navegabilidade da região. “Estamos concluindo os mastros centrais e em breve a parte estaiada começará a ganhar forma visível”, explicou.

A obra pode ser acompanhada em tempo real pelo site oficial do projeto, no endereço www.pontedeguaratuba.pr.gov.br, onde estão disponíveis imagens das câmeras de monitoramento e atualizações do andamento das etapas. Para o Governo do Estado, a iniciativa consolida o Paraná como referência em infraestrutura rodoviária e desenvolvimento regional.

Estiveram presentes na visita o vice-governador Darci Piana, secretários estaduais, deputados, prefeitos e outras autoridades. O evento também reforçou o reconhecimento aos profissionais envolvidos na construção, que, além de erguerem uma nova ponte física, constroem um marco para o futuro da mobilidade e da integração regional do Paraná.