Alarmado, prefeito faz apelo: “chamar atenção pela vida”

Sezar Bovino está preocupado com o aumento de casos da Covid-19 em Rio Bonito e a falta de vagas nas UTIs

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sézar Augusto Bovino mostrou-se bastante preocupado com a situação da Covid-19 no município. Até domingo (9), Rio Bonito contava com 60 pessoas com o vírus ativo. De acordo com o mandatário, é o maior índice de toda a Cantu.

Num áudio divulgado ontem (10), Bovino dirigiu-se à população relatando o que percebeu na visita ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, e pediu a colaboração, para que não necessite tomar medidas extremas.

“Na visita ao hospital São José, em Laranjeiras do Sul, recebi umas recomendações de muita urgência. Precisamos tomar os cuidados necessários. As cidades que têm UTI – Pato Branco, Laranjeiras, Guarapuava e Cascavel -, estão sem vagas disponíveis e nós já temos amigos que estão internados que são residentes de Rio Bonito”, disse.

Lockdown

No total, 591 rio-bonitenses já testaram para a doença. 525 conseguiram se recuperar e seis morreram. No fim da tarde de segunda-feira (10), Sezar anunciou um novo decreto, onde retoma o lokdown aos domingos. “Volta a haver lockdown aos domingos, podendo funcionar somente alguns dos serviços essenciais. Diariamente, os estabelecimentos funcionam no período das 06 às 18 horas.”

O prefeito pede para que a população se conscientize e continue tomando os cuidados necessários. Ele destaca a importância do uso de máscara, do álcool em gel e o distanciamento. Sezar reuniu- se com empresários e comerciantes do município para reforçar as medidas de prevenção para que ele não tenha que tomar medidas mais drásticas e decretar um lockdown mais severo na cidade.

“O município mais infectado da Cantuquiriguaçu  é o Rio Bonito. Vamos tomar providências! Cumprir o distanciamento, respeitar toda normalidade das leis, antes que eu tenha que tomar decisões drásticas de fechamento total!  Nós precisamos de atenção. O comércio, os empresários e a prefeitura fizeram reunião: não entra e não sai ninguém sem máscara e sem álcool em gel de nenhum estabelecimento. Não saia de casa se não for necessário.

Bovino, inclusive, incentivou o povo a fiscalizar o isolamento social e o uso de álcool e máscara. “Rio bonito está na pior fase do coronavírus, não tem vaga nos dois hospitais em Laranjeiras, nem nas enfermarias. Isso é urgente e é gravíssimo. Aqueles que não cumprirem, cobrem a atenção. Não é chamar atenção por maldade, é chamar atenção pela vida!”