Catanduvas realiza passeata de combate ao Abuso Sexual Infantil

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na região, os municípios de Catanduvas, Ibema e Rio Bonito do Iguaçu mobilizaram carreatas e passeatas reforçando a importância que essa data carrega.

Catanduvas

Em Catanduvas, a secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) desenvolve uma campanha cujo público são alunos do 5º ano. Nesta campanha os alunos produziram redações com o tema do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a melhor redação de cada turma foi premiada. O primeiro colocado na modalidade geral, recebeu um notebook.

“Essa campanha acontece há 10 anos em parceria com as escolas. É importante sempre enfatizar a data e falar sobre esse assunto com as crianças e a população em geral”, ressalta a coordenadora do CRAS, Patricia Pavan Zardo.
Além da passeata, entrega de premiação e um dia recreativo, a promotora de Catanduvas,

Julyeth Alamini Dos Santos esteve presente, e falou sobre o tema.

A redação ganhadora foi da aluna Evelyn Vitoria de Lima da Silva, da Escola Rural Municipal Professor Valentin Bernardo Thisen, auxiliada pelo professor Valderi dos Santos.

História

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, este se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra este tipo de violência.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:

• Abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;

• Exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita e aberta todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.