O secretário da Agricultura de Foz do Jordão, Jauri Quatrin, com o apoio de sua equipe, deu início a uma projeto experimental de plantio de dois tipos de sementes de alho que foram fornecidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagre). O local escolhido foi a comunidade do Recanto Feliz. “Eu entrei em contato com a Epagre e eles disponibilizaram uma quantia para experimento e já foi dado início ao teste. Plantamos na propriedade de um agricultor familiar, assim vamos ver o desenvolvimento e avaliar a possibilidade de produção no município de Foz do Jordão”, relatou o secretário
Objetivo
Segundo Jauri, as sementes colhidas neste teste, serão distribuídas para as famílias da agricultura familiar. “O objetivo é repassar para os produtores a quantidade para fazer para que seja feito o plantio e com isso pretendemos possibilitar uma nova renda na agricultura familiar, proporcionando o cultivo de um produto diferenciado”.
Foz do Jordão tem uma grande diversificação de produtos, principalmente na área do hortifruti, mas o alho é uma grande novidade para os produtores do município.
Outras ações
Jauri conta ter assumido a secretaria com ideias novas e desejo de mudança. “Comecei o trabalho, abordando um lado que Foz do Jordão não tinha. Estamos ansiosos para ver os resultados”.
Nestes quase 120 dias de trabalho, a secretaria vem desenvolvendo muitas ações voltadas à agricultura familiar, como por exemplo a retomada da feira do produtor, que acontece todo sábado, onde o agricultor vende os seus produtos. “Damos todo apoio para associação Frutifoz no recolhimento dos produtos e na entrega nos programas da Conab e também fornecemos acompanhamento com agrônomo e técnico para os produtores da agricultura familiar”, finaliza.