Boa alimentação é a resposta para ter pele saudável

Segundo a nutricionista Gabriele Proctz, muitos fatores contribuem para o aparecimento de acnes na pele

A alimentação saudável é um dos segredos para ter uma pele bonita, já que os alimentos certos podem combater inflamações, prevenir o envelhecimento precoce e cooperar com a renovação da pele do rosto e do corpo.

Segundo a nutricionista Gabriele Proctz, muitos fatores contribuem para o aparecimento de acnes na pele.

“Além do estresse, poluição, alguns remédios e o hormônio, a má alimentação tem ligação com a saúde e aparência da cútis. Alguns estudos realizados recentemente mostram que alimentos com alto teor glicêmico, como os grãos refinados e os açúcares, têm relação com os problemas de pele”, ressalta.


Má alimentação

Gabriele afirma que a dieta de quem quer ter uma pele bonita deve ter muitos legumes e verduras, além de líquidos. Estes nutrientes ajudam a combater o envelhecimento e renovam as células epidérmicas.

“As frituras, a farinha branca e o açúcar refinado fazem com que o nível de açúcar no sangue aumente com muita rapidez, e para haver equilíbrio no organismo, o pâncreas produz insulina extra e, como consequência, as glândulas sebáceas secretam sebo, que é transportado pelo nosso organismo e excretado pelos poros”, explica.

Nutrientes

Existem vários nutrientes, principalmente micronutrientes, que são minerais e vitaminas que ajudam a manter a pele bonita.

“Manter a pele para que ela não fique oleosa, tem as vitaminas A, C, a vitamina E, a B, os carotenoides, zinco. É muito importante encontrar a proteção da pele dos raios UV, pra cicatrização, essas vitaminas também são importantes na melanina, também é importante da resposta inflamatória”, explica.

Vitaminas

Algumas vitaminas que são necessárias:

vitamina E: óleos vegetais, grãos de cereais integrais, nozes, frutos, vegetais e algumas carnes.
Vitamina C: cítricos, vegetais verdes, tomate e batata.
Selênio: vísceras, mariscos, carne e cereais.
Magnésio: Vegetais verde folhosos, cereais não refinados e produtos animais (carne e lacticínios).
Cobre: Crustáceos, vísceras e cereais integrais.
Zinco: Carnes vermelhas, crustáceos e cereais integrais.
Ômega 6 e 3: Sementes de vegetais, óleo de fígado de bacalhau, e em peixes mais ricos em gordura, como a cavala e o salmão.

“Se o teu intestino não estiver funcionando bem, nenhum dos tratamentos que você fizer para a pele terá uma boa resposta. Ele é o responsável por absorver todos os nutrientes que ingerimos e fazê-los entrar no nosso corpo. Às vezes a pessoa está com uma acne e a causa pode ser uma prisão de ventre”, finaliza Gabriele.