Campus Laranjeiras do Sul promove aula inaugural dos cursos de Ciências Sociais

A aula inaugural será ministrada pelo professor Erni José Seibel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Na próxima segunda-feira (21), será realizada a aula inaugural dos cursos de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) ofertados na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O evento será transmitido via plataforma Webex, a partir das 19 horas.


Aula inaugural

A aula inaugural será ministrada pelo professor Erni José Seibel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O docente apresentará a palestra “Por que precisamos de cientistas sociais? Desafios e perspectivas do cientista social”.

Conforme o coordenador dos cursos, Felipe Mattos Monteiro, o evento visa refletir sobre o papel e a importância do cientista social (licenciado e bacharel) em um cenário dinâmico e de inúmeras incertezas.

“A atividade se enquadra no planejamento de trabalho programado para o ano de 2020 e tem como foco aproximar a formação dos estudantes dos cursos de Ciências Sociais com as suas futuras atividades profissionais”, relata Monteiro.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas pelo formulário disponível em https://forms.gle/fH3GZGjkaxUKZEnp6.

 O link para participar da atividade será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.


Curso de Ciências Sociais

O curso tem como objetivo central a formação qualificada e crítica de professores para atuação na Educação Básica (Ensino Médio) das redes pública e privada. Entende-se como formação qualificada e crítica em Ciências Sociais aquela que possa articular os conhecimentos da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política, de modo a fundamentar teoricamente a prática docente na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Além disso, ao possibilitar a inserção do estudante em projetos de pesquisa, extensão e ensino, o curso objetiva ampliar sua apreensão dos conteúdos e componentes curriculares, apropriando-se deles.

A integralização do curso se dá em 9 semestres, sendo a carga horária total de 3.200 horas.

Palestrante

Erni José Seibel é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado em Administração pela mesma Universidade e doutorado em Ciência Política – Freie Universität Berlin.

O professor tem experiência na área de Administração, com ênfase em organizações públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, avaliação de políticas públicas, administração pública, cultura política e indicadores sociais.