Responsivo

Como as atividades físicas ajudam na saúde mental?

“Exercícios físicos proporcionam uma melhor adesão à rotina, diminuído crises de ansiedade e depressão. Pois você começa a entender como seu corpo funciona”, destaca a psicóloga Nezia dos Santos

A prática de exercícios físicos, para o amparo da saúde mental, tornou-se um consenso entre os profissionais que cuidam da mente humana. A organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que se exercitar regulamente, reduz o risco de desenvolver a depressão, ansiedade, Alzheimer e mal de Parkinson.

Sedentarismo tem a ver com os transtornos mentais?

A OMS afirmou que estamos vivendo um aumento no estilo de vida sedentário, o que em suma significa que está crescendo o número de pessoas com transtornos mentais.

Para a psicóloga de Cantagalo, Nezia dos Santos, quando praticamos atividades físicas o corpo quimicamente tem um desempenho melhor, pois libera hormônios como endorfina, serotonina e nora adrenalina, o que dá a sensação de prazer e bem-estar.

Com essas funções equilibradas, acarretamos uma melhor qualidade de saúde metal.

O sedentarismo pode agravar um quadro de depressão, pois a falta de liberação hormonal faz a pessoa ter um pensamento acelerado e dificuldade de concentração, o que pode piorar o quadro clínico.

“A atividade física proporciona uma melhor adesão a rotina, diminuído as crises de ansiedade e depressão. Pois você começa a entender como seu corpo funciona”, finaliza Nezia.

Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas.

Benefícios

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. Fazer exercícios contribui para melhorar a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização de pacientes que apresentam algum risco de saúde mental.

Dicas de exercícios:

Yoga

É uma prática que engloba o físico, o emocional, o psicológico e o espiritual. Cada postura de yoga ativa músculos e órgãos específicos. A respiração promove a união do corpo e da mente, voltando a atenção para o momento presente.

Natação

A natação é um dos exercícios mais completos, pois movimenta o corpo inteiro. É também um dos esportes mais acessíveis para todas as faixas etárias e níveis de experiência.

Corrida ou caminhada

A corrida e a caminhada são atividades que podem ser feitas em qualquer lugar. Para a corrida, no entanto, é necessário um pouco mais de conhecimento postural e fortalecimento dos membros inferiores. Como ela causa maior impacto no corpo, especialmente na região lombar e nos joelhos, você precisa se certificar que está preparado para aguentar a intensidade do exercício antes de começar a correr.