Agosto Azul incentiva homens a cuidar da saúde

O nutricionista Guilherme dos Santos fala sobre a programação em Laranjeiras do Sul

 mês de agosto é dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem. O objetivo principal da campanha é motivar uma mudança cultural para que os homens cuidem mais da sua saúde.

O alerta é para dois tipos de câncer, de pele (melanoma e próstata). O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina e, portanto, pela cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. O melanoma representa 5% das neoplasias malignas do órgão. É considerado o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.

Prevenção e a promoção

O objetivo principal da campanha é motivar uma mudança cultural para que os homens cuidem mais da sua saúde. O nutricionista do NASF e da secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, Guilherme dos Santos, fala sobre as atividades que serão desenvolvidas neste ano em Laranjeiras do Sul. Sempre gostamos de trazer metodologias diferentes todo ano, para que não seja sempre a mesma coisa. Estamos pensando em fazer três ações diferenciadas representando as três fases da vida, a 1ª ação vamos fazer na empresa Lactopar sobre a conscientização, a 2ª iremos no Rancho Alegre, onde acontece o baile, e a 3ª vamos fazer um bate-papo no rádio, levando mais informações, juntamente com outros profissionais, todos se referindo a saúde do homem, afirma.

Guilherme lembra que o atendimento aos homens não se restringe somente no mês de agosto. Os homens precisam saber que o posto de saúde não é somente para tratar doenças, mas sim a prevenção, uma ponte não somente no atendimento curativo, mas de forma preventiva, não existe uma agenda de homes somente em agosto, é aberta no ano todo, para todos os homens que possuem a necessidade e vontade de cuidar da própria saúde, os postos de saúde estão abertos o ano todo para qualquer momento em que eles desejem agendar consultas para a prevenção de futuras doenças, finaliza.

Os atendimentos acontecem de forma gratuita. Para mais informações basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A doença silenciosa

O câncer de próstata é o segundo no Brasil de maior incidência entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com estudos do INCA. Geralmente, esse tipo de câncer começa a se manifestar principalmente nos homens que atingem a idade de risco, 50 anos.

O exame do toque retal (através do toque, a próstata pode ser avaliada internamente, podendo identificar doenças, como câncer de próstata) ainda é um tabu muito grande e vem revestido de preconceito, por isso campanhas como Agosto Azul é importante, justamente por tentarem quebrar este estigma. O câncer de próstata é uma doença silenciosa e quando apresenta sinais já está num estado avançado, requerendo a escolha de tratamento adequado e de forma individualizada.