Magistrada e SOS recebem prêmio do TJPR pelo projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’

Convidados pela comarca em 2022 para adquirir práticas restaurativas em toda a equipe, a ideia se transformou em outro projeto e obteve nota máxima. “A iniciativa pode ser difundida em todo o Paraná”, diz uma das organizadoras e psicóloga, Regina Pereira.

Em uma cerimônia realizada ontem (14), em Curitiba, o Serviço de Obras Sociais (SOS), de Laranjeiras do Sul, recebeu nota máxima do prêmio ‘Atitude Inovadora 2023’ do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O reconhecimento destaca o excepcional trabalho desenvolvido pela instituição, em parceria com o poder judiciário local, na implementação do projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’. “Elevamos o nome de Laranjeiras com uma prática que pode ser difundida em todo o Paraná”, destaca a organizadora do projeto e psicóloga do SOS, Regina Pereira.

Primeiro passo
De acordo com ela, o projeto teve início em junho de 2022 com a convocação de diversos órgãos da comarca para participarem de um curso oferecido pelo Instituto Mundo Melhor da Justiça Restaurativa. Contando com o financiamento do Conselho da Comunidade, o projeto buscou aplicar práticas restaurativas na região, um esforço pioneiro na comarca. “O curso ‘Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa’ marcou o início de uma jornada transformadora. A equipe do SOS, junto dos representantes do poder judiciário, participou como facilitadores, desenvolvendo habilidades que culminaram no projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’”, enfatiza a psicóloga.
“Voltado para seis cuidadores que lidam diretamente com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, o projeto visa oferecer suporte emocional e promover um ambiente de trabalho mais saudável. Graças ao convite da juíza Dra. Daniana Schneider, colocamos em prática e alcançamos nosso objetivo”, conta Regina.
Segundo ela, os resultados foram notáveis. A implementação de círculos restaurativos revelou-se terapêutica, criando um ambiente horizontal e empático entre a equipe. “O projeto não apenas fortaleceu os vínculos entre os membros, mas também gerou benefícios práticos, como a rotação de profissionais e a resolução eficaz de problemas relacionados aos assistidos e ao ambiente de trabalho”, ela destaca.

Membros do ‘Cuidando de Quem Cuida’. Foto: Divulgação

O prêmio
Em uma reviravolta, a equipe desenvolveu um novo projeto que recebeu destaque no prêmio “Atitude Inovadora” do TJPR 2023, representando uma das maiores notas no estado do Paraná, noticiado em ofício pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. O Prêmio Atitude Inovadora, criado em 2021, tem como finalidade reconhecer, valorizar e divulgar iniciativas e ações internas que contribuem para melhoria dos procedimentos e do cotidiano laboral. Novos desafios surgem de maneira recorrente, demandando novas soluções inovadoras e melhorias constantes e, consequentemente, o reconhecimento e o incentivo aos responsáveis pela idealização das iniciativas. É nesse contexto que foram realizadas mais duas edições da premiação, no ano de 2022 e 23, estimulando no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e no seu quadro de servidores, uma cultura de inovação e de proposição de ideias e boas práticas com o devido reconhecimento. Ao ser questionada sobre os resultados alcançados, Regina expressa a satisfação em representar Laranjeiras em um propósito tão bonito. “Nossa maior conquista, além de promover o nome do SOS, é criar um ambiente de trabalho harmonioso. Se a equipe não estiver unida, engajada e trabalhando de verdade, não teremos sucesso. A união entre todos foi um resultado muito positivo”.


Conforme ela, o projeto vencedor não só reflete a eficácia da Justiça Restaurativa, mas também destaca a importância da colaboração entre instituições. O prêmio representa o reconhecimento merecido de um esforço coletivo em prol da transformação social. “Sem o convite da Dra. Daniana e suas assessoras, Gabriela Campanini e Sabrina Kuchuruba com um trabalho excelente, nada seria possível. Ao presidente Miguel, que nos deu todo suporte e minha colega de organização, Neyde Friedrich, que sempre faz tudo acontecer. A equipe do SOS adequou as melhorias propostas pela iniciativa e é uma oportunidade para todas as instituições”, finaliza Regina.