Dia do Advogado: esta data representa a coragem do povo, a democracia e a fé na justiça”, afirma a presidente da OAB de Laranjeiras, Dra. Maressa Pavlak

Em homenagem aos profissionais, a subseção realizará três eventos. O primeiro em Guaraniaçu, seguido pelo de Laranjeiras e outro em Quedas do Iguaçu

Hoje (11) é celebrado o ‘Dia do Advogado’. Somente na subseção de Laranjeiras, há mais de 350 advogados em quatro comarcas e 11 municípios, que atuam em diversas áreas. A data será comemorada com três eventos em cidades diferentes: Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu e Laranjeiras.

Origem do dia

A data, também conhecida como o ‘Dia do Pendura’, é comemorado no dia 11 de agosto pois em 1824 foi promulgada a primeira Constituição Federal do Brasil. Foi neste período, durante o império de Dom Pedro l, que foi implantado o primeiro curso de Direito no país.

Foi então, em 1827 que duas faculdades de Direito foram inauguradas: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e Faculdade de Direito de Olinda (PE).

Representatividade

Para a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Laranjeiras, Dra Maressa Pavlak Melati, a data representa uma jornada de muito trabalho e conquistas. “A advocacia representa para mim a coragem do povo. Fé na justiça. Garra. Comprometimento. Inspiração. Representação. Paixão e perseverança. Ela é também a inquietude, a igualdade, democracia e esperança, entre outros adjetivos, ela é plural”, detalha.
Maressa foi reconduzida ao cargo de presidente no ano passado, feito que a casa não via há mais de 30 anos. “Ao longo deste tempo, fiz da OAB Laranjeiras o meu segundo lar, pois o trabalho como dirigente de ordem é mais que uma missão, é uma vocação, que exerço com muita honra e dedicação”, disse a Dra.


Diretoria 2022/2024. Da esquerda para a direita Marcelo Gavenda, representante de Quedas do Iguaçu; Pablo de Souza Nunes, tesoureiro; Peterson Barbosa do Nascimento, secretário-geral; Flaviano de Matos, delegado da Caixa de Assistência, Maressa Pavlak Melati, presidente OAB Laranjeiras do Sul; Grislane Civa Piovesan, representante Laranjeiras do Sul; Jaqueline Lusitani Carneiro, secretária-geral adjunta; Kawana Scopel de Oliveira, representante de Cantagalo e Cristhiane Aparecida Zaniolo, vice-presidente
Foto: Maiara Stumpff

Comemoração

O advogado tem como dever profissional garantir o bom funcionamento de um Estado Democrático e também defender os direitos de uma pessoa física ou jurídica com base na legislação do país. O dia 11 de agosto, assim como outras datas de destaque, é importante para celebrar uma das profissões mais antigas e respeitadas do mundo que muito tem influenciado na sociedade.

Conforme a presidente, embora a história traga muitas marcas, e o caminho do advogado seja árduo e, muitas vezes difícil, é preciso atentar-se que seu papel é fundamental e indispensável. Mas, além disso, também concorrido. E para que se possa continuar alcançando o destaque, é preciso estar em constante transformação. “Parabéns aos profissionais que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Estendo meus cumprimentos a todos os profissionais da nossa região e também do Estado”, completa Maressa.

Nova sede

Além das comemorações, a presidente fala sobre o projeto da nova sede da subseção da OAB Laranjeiras. “É o nosso maior projeto. Logo serão iniciadas as obras que proporcionarão uma cara nova à sede. Agora, ficaremos de frente para a avenida, pois o novo espaço estará localizado atrás da atual sede”, explica a presidente.

Jantar de celebração

Em comemoração à data, a comarca realizará três eventos.

Hoje (11), às 19h30, ocorre em Guaraniaçu um jantar com música ao vivo no Restaurante Central, com entrada gratuita para advogados, e R$ 70 para acompanhantes. Incluso água, refrigerante e um vinho por mesa. Para aqueles que quiserem, pode ser levado vinhos próprios, sem limite de rolhas.

Em Laranjeiras do Sul a celebração será no dia 16, também às 19h30, na Allure Centro de Eventos. Para advogados a entrada é gratuita e para acompanhantes o valor é de R$ 70, inclusos na entrada: água, refrigerante e chopp.

A última celebração ocorre em Quedas do Iguaçu, no dia 19, a partir das 11h30 no Pesque Pague Bebo’s. Incluso na entrada: água, refrigerante e chopp, assim como a possibilidade de levar vinhos próprios.