Neto cria Instagram para mostrar avó e alcança 16 mil seguidores

Com intuito de criar um memorial para gerações futuras da família, o perfil nonamaricazocche obteve mais de 1 milhão de reproduções em menos de duas semanas

Nos tempos modernos, onde as distâncias parecem se estender para além dos quilômetros, a capacidade de manter laços familiares fortes é uma arte que muitos aspiram dominar. Porém, o neto Wilian Zocche, desafiou essa tendência e encontrou uma maneira de unir a família, conectando gerações, ao gravar sua avó, dona Maria Viola Zocche, e publicar no Instagram. A brincadeira, criada há duas semanas, alcançou 16 mil seguidores.

Família conhecida
Uma das vantagens que fez o perfil bombar é o fato da família ser conhecida. Dona Marica, como carinhosamente é conhecida, é esposa do senhor Dionízio Zocche (in-memoriam). Moraram e se casaram em Porto Santana, e mudaram-se para Laranjeiras em, e com ele construíram uma grande família. Ela possui seis filhos, dois deles são o Gilmar Zocche, ex-vereador e Consultor Legislativo da Câmara de Laranjeiras do Sul, e Clarice Bavaresco, da NB Informática.
Ao se tratar de netos, a conta dobra. E a iniciativa de mostrar o dia-a-dia foi de um deles. Wilian conta que por ter uma família muito espalhada, o jeito mais prático e enviar vídeos. “A nona sempre teve esse jeito comunicativo e que encanta a todos. Os vídeos compartilhados no Instagram têm a mesma alegria dos enviados nos grupos da família. Foi uma surpresa ver à proporção que tudo tomou, mas ficamos muito contentes”, disse ele.

Memorial
Wilian explica que a ideia de utilizar as redes é de transformar em um memorial da nona Marica, pensando nas gerações futuras. “Só nós, criados com as nonas raiz, sabemos quão bom foi a infância, as histórias e as experiências. O material publicado é uma forma de mostrar para gerações futuras quem era nossa nona, que ainda falava italiano e a forma feliz de levar a vida”.

Seguidores
De um jeito bem humorado e com dialeto italiano, nona Marica viralizou. Contando histórias antigas da família, rindo e mostrando o dia-a-dia, 16 mil seguidores e muitas ligações chegaram até ela. Em um dos vídeos gravados pelo filho Gilmar, ela conta sobre uma ligação do Paraguai. “Me ligaram e perguntaram se eu era dos Zocche. Eles eram do Paraguai”.
Em tom de brincadeira, Gilmar fala dos comentários de vários estados, como Mato Grosso e Pará. “Não pode ser verdade, a nona tá famosa”, disse ele.
Com 34 vídeos publicados em duas semanas, as visualizações chegam a marca de 1 milhão.
Para Wilian, a ideia de continuar com os vídeos não é monetária, mas sim de manter vivo o legado da nona. “Recebemos feedbacks muito legais de pessoas que se identificaram com os vídeos e é isso que nos motiva mais”, disse ele.

Representatividade
Por fim, o neto ainda afirma que mesmo sendo muito expressivo o número de seguidores, para ela, que já possui 81 anos e é de uma geração que não tem ligação com internet e tecnologia, não parece fazer diferença. “O que ela nota e a deixa mais feliz ainda é o reconhecimento dos amigos distantes, que ligam para dizer que a acompanham. Ela se diverte e isso nos deixa muito felizes. Nossa nona é assim sempre e poder registrar momentos assim não tem preço. É gratificante tê-la conosco, com essa alegria, e a ideia é continuar”, finaliza Wilian.
Confira o perfil @nonamaricazocche no Instagram.